A Telebras e a Viasat, empresa global de comunicações foram liberadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para fornecer, em parceria, serviço de internet via satélite em todo o Brasil. Em outubro de 2018, o TCU barrou o contrato entre as empresas, pedindo alterações nas bases da parceria.
O objetivo do contrato é viabilizar a comercialização de serviços da banda Ka do satélite SGDC (Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas) da Telebras.
Com a liberação do contrato, as empresas pretendem expandir a oferta para comunidades desatendidas e pouco atendidas, além de postos de saúde, escolas e hospitais por todo o país. O acordo também permite as duas empresas potencializarem o satélite SGDC para os mercados corporativos e de aviação comercial, bem como fornecer hotspots via satélite para o programa Wi-Fi Comunitário e para serviços residenciais no Brasil.
As duas empresas combinaram a capacidade do satélite SGDC da Telebras com a plataforma satelital inovadora da Viasat para trazer serviços de banda larga acessíveis e escaláveis para o Brasil. O acordo está fundamentado em um modelo de compartilhamento de receitas baseado no desempenho do negócio.