Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Mídias sociais não têm poder de persuasão que as empresas imaginam, diz...

Mídias sociais não têm poder de persuasão que as empresas imaginam, diz estudo

0
Publicidade

As companhias americanas gastaram, juntas, US$ 5,1 bilhões com publicidade em mídia social no ano passado, cifra que deve crescer para quase US$ 15 bilhões em 2018, de acordo com projeção da BIA/Kelsey, que monitora publicidade nos segmentos online, interativo e digital dos mercados locais de mídia dos EUA. Mas, apesar da enxurrada de dinheiro investido pelas empresas, análise da consultoria revela que a maioria dos consumidores não está visitando sites de mídia social para se envolver com marcas — eles estão lá apenas para interagir com pessoas que conhecem.

Um estudo do Gallup, divulgado nesta segunda-feira, 23, confirma essa percepção. O levantamento aponta que 62% dos mais de 18 mil consumidores norte-americanos entrevistados disseram que as mídias sociais não exercem influência em suas decisões de compra. Embora a grande maioria dos consumidores (94%) usem o Facebook, Twitter e outras redes sociais, o relatório do instituto de pesquisas mostra que as páginas patrocinadas no Facebook e os feeds do Twitter quase não têm poder de persuasão.

Os consumidores estão muito mais propensos a recorrer a amigos, familiares e especialistas na busca de conselhos sobre empresas, marcas, produtos ou serviços, o que revela que muitas companhias têm estratégias de mídia social mal direcionadas.

O relatório do Gallup vai além e diz que, apesar de a maioria das empresas acreditar que as mídias sociais contribuam para o chamado engajamento do cliente e as usem também para aumentar a visibilidade da marca e tentar conquistar novos clientes, “os consumidores são bastante hábeis para detectar no Facebook e no Twitter conteúdo relacionado a marca”.

“Esses canais não motivam potenciais clientes a considerar ou recomendar uma marca para os outros. Portanto, se as empresas querem conquistar novos clientes, a melhor aposta é se envolver com os clientes existentes e motivá-los a defender o seu nome. Somente o envolvimento do cliente impulsiona o engajamento social [o grau com que os consumidores vão trabalhar a favor ou contra uma organização nas redes sociais], e não o contrário”, afirma o relatório.

E qualquer esforço para envolver os clientes deve ser feito tanto offline como por meio dos canais online, diz o Gallup, que considera que o envolvimento do cliente é influenciado em grande parte pela forma como uma empresa alinha todos os seus pontos de contato. “As mídias sociais não existem em um vácuo, e os consumidores raramente interagem com as empresas através destes canais sozinhos”, diz o texto.

O relatório do Gallup mostra, por exemplo, que 79% dos clientes de instituições financeiras visitam a área do site voltada a transações e outros serviços, enquanto 11% seguem o seu banco no Facebook e 5%, no Twitter. No setor de varejo, a pesquisa aponta que 56% dos consumidores baseiam suas decisões de compra sobre o que a loja exibe e 7%, no conteúdo de mídia social. “Mas as mídias sociais implicam apenas um fragmento da experiência do consumidor com a empresa. Os clientes são muito mais propensos a se tornar participantes ativos de uma marca na comunidade de mídia social quando já têm uma conexão emocional com ela através de outras experiências de compra”, ressalta o estudo.

A pesquisa do Gallup foi realizada através da web e de e-mail no período de dezembro de 2012 a janeiro de 2013. A margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile