Publicidade
Início Notícias Gestão Portolog vai controlar o tráfego de caminhões e cargas nos portos brasileiros

Portolog vai controlar o tráfego de caminhões e cargas nos portos brasileiros

0
Publicidade

A Secretaria de Portos, em parceria com o Serpro, prepara um novo sistema para aprimorar o sistema portuário nacional — o Portolog – Cadeia Logística Portuária Inteligente. A solução, que  integra o conjunto de sistemas do chamado Porto sem Papel (PSP), vai organizar o sequenciamento de chegada dos caminhões nos portos. O objetivo é acabar com as longas filas formadas por esses veículos enquanto aguardam para efetuar carga e descarga nos navios. O sistema fará um monitoramento dos veículos desde a sua origem até o destino e utilizar esses dados para ordenar a chegada nos portos. A ideia é controlar o fluxo dos caminhões e, desta forma, reduzir as filas.

O sistema encontra-se em fase final de desenvolvimento pelo Serpro, e sua implantação já está sendo planejada. Inicialmente, por determinação da Secretaria de Portos, será feito um piloto no porto de Santos. “Essa é uma decisão estratégica. Foi assim com os outros sistemas do PSP, o início da implantação ocorreu no porto de Santos por ser o maior do país. O sistema que funcionar no maior dos portos, certamente irá funcionar em todos os demais”, destaca Lisley Paulela, gerente do PSP no Serpro.

O piloto consiste em utilizar o Portolog para monitorar uma determinada cadeia logística e, a partir deste momento, começar uma avaliação de ajustes necessários e adequações do sistema às características do porto. Atualmente o projeto abrange 15 portos e, assim como aconteceu com os outros sistemas do PSP, a implantação do Portolog será incremental, ou seja, porto a porto.

Como vai funcionar

Os caminhões deverão ser liberados pelo sistema antes de chegarem até o porto e aqueles que não obtiverem a liberação deverão aguardar nas áreas de apoio logístico. A ordem de liberação dos caminhões, para saírem dessas áreas, poderá ser modificada de acordo com novas diretrizes. Isso significa que, à medida que novas informações entrarem no sistema, o sequenciamento poderá ser reprogramado. Para tanto, o Portolog será atualizado constantemente e vai compartilhar informações com os demais sistemas do PSP. Os sistemas vão compartilhar informações entre si e operar integrados, portanto, se houver atraso do navio ou algum outro impedimento, o caminhão poderá não ser liberado para ir até o porto.

O acompanhamento das cargas será realizado por meio de uma tag eletrônica (etiqueta) instalada no caminhão. A tag irá fornecer dados ao sistema quando o caminhão passar pelos pontos de controle. Esses pontos podem ser balanças, pedágios ou locais específicos para captação dos dados, através de antenas. A instalação das tags nos caminhões será feita pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a partir de um recadastramento, em caráter obrigatório. Essas tags serão utilizadas para controle da própria ANTT sobre os transportes de carga no país e terá dados compartilhados com o Portolog.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile