Além de Dilma e Merkel, WikiLeaks revela que EUA espionaram presidentes da França 

0

O presidente francês, François Hollande, marcou para a manhã desta quarta-feira, 24, uma reunião com dirigentes do setor da defesa do país, depois da revelação de documentos do WikiLeaks sobre espionagem dos Estados Unidos a chefes de Estado franceses. Segundo um assessor de Hollande, o presidente decidiu convocar a reunião do Conselho da Defesa para avaliar a natureza da informação divulgada pela imprensa na noite desta terça-feira, 23, e tomar as medidas adequadas.

Documentos vazados pelo WikiLeaks, revelados pelo diário Libération e pelo portal Mediapart, mostram que os EUA espionaram, entre 2006 e 2012, os três últimos presidentes franceses: Jacques Chirac, Nicolas Sarkozy e François Hollande.

De acordo com o Libération, os documentos, classificados como top secret (sigilo absoluto), consistem em cinco relatórios da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês), baseados em "interceptações de comunicações", que eram destinadas à "comunidade de informações" dos EUA e a dirigentes da NSA. Os relatórios esclarecem o modo de funcionamento e tomada de decisão de Hollande e dos seus antecessores.

O documento mais recente é de 22 de maio de 2012, apenas alguns dias depois de Hollande tomar posse, e dá conta de reuniões secretas destinadas a discutir a eventual saída da Grécia da zona do euro.

Sobre Sarkozy, alguns documentos revelam que este se via, em 2008, como "o único homem capaz" de resolver a crise financeira. O antigo chefe da diplomacia de Jacques Chirac, Philippe Douste-Blazy, era descrito como tendo "propensão para fazer declarações inexatas e inoportunas".

Em 2013, documentos vazados pelo ex-analista da NSA Edward Snowden denunciavam que Washington havia espionado as comunicações pessoais da presidente Dilma Rousseff e da chanceler alemã Angela Merkel, o que levou a um estremecimento das relações do Brasil e Alemanha com os EUA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.