Publicidade
Início Segurança Mercado (Segurança) SAS lança ferramenta para combater fraudes em instituições financeiras

SAS lança ferramenta para combater fraudes em instituições financeiras

0
Publicidade

O SAS lança o SAS Visual Scenario Designer (VSD) voltado para o setor bancário, com o objetivo de otimizar processos e tornar as atividades de prevenção a fraudes mais precisas, identificando cenários de risco e otimizá-los de forma visual.

Atualmente, o processo para a identificação dos cenários ou regras de fraudes em instituições financeiras pode levar semanas para ser executado e passa por quatro etapas principais: levantamento da base de dados, cruzamento das informações para criação da base analítica, identificação das variáveis relevantes e simulação dos cenários/regras até sua promoção à produção (cadastramento da regra de negócio ideal no sistema para a identificação de fraudes). “O VSD otimiza o processo e reduz esse tempo para minutos, tornando a análise mais rápida, eficiente, além de contribuir com a redução de falsos positivos de maneira muito assertiva, afirma Carlos Sovegni, especialista em Prevenção a Fraudes no setor bancário do SAS.

O Visual Scenario Designer foi desenvolvido para trabalhar, também, em base Hadoop de forma in-memory. A solução tem capacidade de identificar o perfil do fraudador através de técnicas analíticas avançadas, descobrindo como essa pessoa ou quadrilha comete tal crime. Após a identificação, é gerado uma sugestão de regra de negócio que pode ser usada automaticamente pelo banco nos sistemas utilizados atualmente. “Esse procedimento minimiza os erros de processos e melhora significativamente os resultados obtidos”, ressalta Sovegni.

O setor financeiro mundial convive com a perda de bilhões de dólares por conta de ações fraudulentas desencadeadas por meios eletrônicos. Mais do que o impacto causado pelo crime, a identificação de transações suspeitas deve estar sempre sinalizada para evitar que novas ocorrências provoquem ainda mais prejuízo. No Brasil, por exemplo, um dos casos mais conhecidos está relacionado aos boletos bancários. O país concentra mais de 85% dos casos e estima-se que o golpe tenha desviado mais de R$ 8 bilhões no período de dois anos.

Calcula-se que o mercado bancário brasileiro perca, em média, de R$ 3 a 4 bilhões por ano devido a crimes financeiros, o que representa 5% do lucro dos bancos nacionais. São números representativos e que impactam o mercado como um todo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile