APIs: catalizador da transformação digital

0

Quando falamos em transformação digital de negócios, pensamos em adaptar serviços aos novos hábitos do consumidor. Isso é, além de um requisito de mercado, a forma mais eficiente de proporcionar uma experiência agradável ao consumidor, garantir vendas e assegurar retorno. Olhando para a outra ponta, informatizar ambientes de trabalho aumenta a eficiência em indústrias, no varejo e companhias B2B ou B2C. Isso pode, muitas vezes, requerer sistemas independentes de origens diferentes funcionando em conjunto. Dessa integração, surge o desafio de manter a operacionalidade e aproveitar informações para gerar valor.

A digitalização viabiliza um maior controle dos negócios, já que torna possível identificar e sanar problemas mais rapidamente. Passa a ser possível manter registros sobre todas as atividades e, assim, ter acesso a dados que podem revelar pontos de atenção potencialmente críticos. Porém, para alcançar essa inteligência operacional, é necessário aproveitar ao máximo as informações geradas pela movimentação e integrar completamente os sistemas em atividade. Para isso, as APIs são essenciais.

Uma boa estrutura de APIs não faz apenas com que softwares atuem em conjunto. É necessário que a ferramenta possibilite uma análise completa do dia a dia, permitindo antecipar-se a potenciais problemas. Muitas companhias já estabelecidas no mercado podem identificar, durante esse processo, dados e informações que até então não eram considerados pelas lideranças. A partir desse novo olhar, é possível conhecer a companhia em detalhes: se há gargalos, lentidão no escoamento, clientes que não retornam, produtos pouco procurados e os que são requisitados com maior frequência.

Em um negócio analógico, alcançar esse nível de detalhamento é possível apenas com um alto investimento de tempo e pessoal. Na maior parte dos casos, os dados sobre a rotina do dia só ficariam disponíveis após o fim do expediente. Em ambientes de trabalho digitais, integrados por meio de APIs eficientes, a análise dos acontecimentos é feita em tempo real. Assim, a companhia ganha em eficiência e evita perdas financeiras.

Tudo isso é feito em silêncio: o sistema ideal não é notado. Isso é sinal de que a integração é bem-sucedida. Por isso, é fundamental uma estrutura flexível, com boa escalabilidade e que permita fácil aprendizado. Além da eficiência adquirida, os gastos com arquitetura de softwares serão eliminados, não haverá necessidade de expansão a cada nova adição e o tempo de capacitação é otimizado.

As APIs serão o catalizador para a transformação digital. No atual cenário, com a demanda por resoluções e respostas imediatas, não é mais possível tolerar erros de operação. Dessa forma, investir na integração completa para se antecipar a situações críticas é essencial para manter a competitividade.

Marcelo Ramos, vice-presidente sênior e gerente geral da Axway para a América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.