Publicidade
Início Comunicações Mobile Internet das Coisas por redes móveis será componente essencial para o mapa...

Internet das Coisas por redes móveis será componente essencial para o mapa de IoT do Brasil

0
Publicidade

O Ministério de Ciências, Tecnologia, Inovação e Comunicação abriu uma nova etapa do Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT) no qual busca “mapear” as tecnologias, soluções e serviços disponíveis no Brasil. Espera-se que este projeto abranja três diretrizes: diagnóstico de IoT no Brasil; definição de setores prioritários, e a formulação de ações e recomendações para agilizar a implementação de IoT no Brasil.

A 5G Americas considera positivas as ações encaminhadas para acelerar a adoção da IoT por redes celulares (CIoT) em mais setores produtivos, e recomenda manter no Brasil políticas de telecomunicações em matéria de espectro, equipamentos e infraestrutura que consigam potencializar a Internet das Coisas.

O relatório “Internet das Coisas na América Latina” publicado em espanhol pela 5G Americas em julho de 2016 aponta que, de acordo com estatísticas da consultoria Machina Research (agora Gartner), para o período de 2014-2024 estima-se que a taxa anual de crescimento composto de conexões máquina a máquina (M2M) seja de 26,95%.

Em termos absolutos, espera-se que na região, estas conexões passem de 14,6 milhões para 160 milhões aproximadamente, colocando o Brasil na posição de maior mercado da região.

Entre as práticas que devem acompanhar as iniciativas, como o mapa de IoT está priorizar a política de espectro radioelétrico, pois as redes móveis serão importantes habilitadoras das conexões de CIoT. Para isto, além de licenciar nova capacidade, é necessário assegurar-se de que as bandas para ofertas públicas encontrem-se livres de interferências e prontas para uso.

CIoT oferece conexões em condições de ubiquidade e capacidade, e além disso agrega benefícios derivados do uso licenciado como uma redução de interferências e confiabilidade em terminação das comunicações. E ainda, as comunicações de IoT sobre redes celulares contam com padrões de segurança que as operadoras móveis utilizam em suas redes.

É importante que o plano do Brasil para IoT tenha apoio de políticas que protejam o uso das bandas licenciadas para evitar, por exemplo, a interferência com sinais de tecnologias de CIoT que utilizam espectro não licenciado. Este aspecto deve ser reforçado por condições favoráveis para o desenvolvimento de infraestrutura, como a redução na complexidade das permissões e autorizações para instalar sites de telecomunicações.

Questões fiscais e tributárias também podem apoiar a implementação da IoT no Brasil. Os esforços para reduzir as taxas de impostos e as tarifas sobre equipamentos e serviços promovem a adoção de mais interessados em IoT e pode viabilizar soluções focadas tanto nos setores produtivos como no de desenvolvimento social.

A 5G Americas sugere que se mantenham abertos os canais de consulta sobre IoT para abordar os aspectos de seu desenvolvimento em tópicos como espectro, política fiscal, infraestrutura e segurança. Qualquer regulamentação aplicada para IoT deve continuamente consultar todas as partes interessadas para que seja cautelosa, pluralista e integradora, evitando restringir com regras muito rígidas o desenvolvimento emergente da IoT.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile