Presidente do FMI defende uso de machine learning, IA e blockchain para combater lavagem de dinheiro

0

Christine Lagarde, presidente do Fundo Monetário Internacional – FMI defendeu durante reunião plenária da Força-Tarefa de Ação Financeira (FATF), nesta quinta-feira, 22, o uso da tecnologia de blockchain para combater a lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, observando que as inovações das "cadeias de blocos" poderiam uma defesa contra essas questões.

Também falou sobre o "poder" das tecnologias geradas pelas fintechs. "É claro que a fintech é uma espada de dois gumes. Ela pode ser usada para promover e financiar o terrorismo, inclusive através do anonimato das moedas virtuais. Mas também pode ser uma ferramenta poderosa para fortalecer nossas defesas contra o financiamento do terrorismo", observou.

Em seu discurso disse que "podemos usar fintech para identificar fluxos financeiros terroristas, inclusive no caso de transações muito pequenas. O machine learning e outras ferramentas de inteligência artificial podem ajudar a identificar padrões de atividade que de outra forma seriam muito difíceis de detectar".

"Elas também podem ajudar a proteger os sistemas financeiros contra o ciberterrorismo. Um bom exemplo é a tecnologia do distributed ledge que sustenta moedas virtuais e outras aplicações. Essa tecnologia é menos vulnerável a um único ponto de falha e pode ser resiliente aos ataques cibernéticos, porque o razão – ou registro de transações – existe em múltiplas cópias".

Finalizou sua explanação, afirmando que "corrupção, evasão fiscal, financiamento do terrorismo e exclusão financeira: estes são grandes desafios para nossos países membros hoje – e eles precisam ser abordados de frente".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.