Publicidade
Início Blogueria 5 passos para o melhor uso do DevOps

5 passos para o melhor uso do DevOps

0
Publicidade

Junção das palavras “desenvolvimento” e “operação”, o DevOps nasceu da percepção de diversas empresas sobre a necessidade de automatizar processos, tornando-os mais ágeis a partir da integração dos times de desenvolvimento e operação. Apesar de nova, a adoção dessa cultura está em crescimento acelerado: de acordo com uma pesquisa da Forrester publicada no final de 2017, 40% das empresas já utilizam o DevOps ou algum outro processo ágil no mundo.

E esse avanço tem como uma de suas principais motivações a otimização impressa nos processos por meio da integração das equipes, impactando diretamente na melhora dos resultados das companhias. Porém, para implementar esse modelo de forma eficiente e assertiva, é necessário seguir alguns passos. Listei abaixo algumas dicas que vão ajudar a sua empresa a aproveitar melhor o DevOps. Vamos a elas?

1 – Mude a cultura do ambiente de trabalho

Para ter sucesso na adoção do DevOps é necessário contar com uma equipe multidisciplinar, uma vez que o sistema une a área de TI com a de desenvolvimento. Para que essa integração tenha sucesso, a sinergia e a colaboração das áreas são indispensáveis. Isso envolve repensar a estrutura organizacional, permitindo que ambos os times trabalhem bem em conjunto. Afinal, não adianta pensar apenas nas ferramentas e nos processos, é preciso uma abordagem colaborativa.

2 – Mude sua gestão para metodologias ágeis

Para completar o primeiro passo, é ideal que os executivos que ocupam cargos de liderança adotem metodologias ágeis, permitindo assim uma abordagem totalmente voltada a integração dos times e resultados. As entregas precisam sempre visar o negócio e todo e qualquer gestor da empresa necessita ter a mesma visão para planejar atividades focadas em resultados, automação e integração.

3 – Automatizações

Este passo não se trata apenas de automatizações técnicas. A metodologia ágil precisa ser pensada a partir de ciclos de desenvolvimento de softwares a fim de acelerar processos. Ou seja, a parte técnica suporta a gestão de pessoas e vice-versa. Se a equipe está preparada para a implementação do DevOps e sua manutenção, então o processo será benéfico.

4 – Teste tudo

Automatizações podem ser mais perigosas do que saudáveis quando não forem feitas da forma correta, pois impactam o cliente e a infraestrutura da empresa. Portanto, antes de colocar em funcionamento qualquer ferramenta, é indispensável fazer testes de regressão, aceitação, integração, entre outros, a fim de garantir que o ciclo automatizado está adequado à performance da empresa e do cliente.

5 – Crie métricas e metas

Se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. Essa frase se encaixa no processo de monitoramento, metas e métricas. Se a empresa não traça métricas de performance desde o início do projeto, está gerando dificuldade de dados e pouco valor ao negócio. É importante planejar as métricas que serão utilizadas durante o projeto, pois dessa forma será possível visualizar o objetivo final versus o que está acontecendo em um momento específico analisado. Se isso não for feito desde o início dificulta a comparação de resultados e definição de novas métricas.

Esses são apenas alguns dos passos para o sucesso na adoção do DevOps.  É importante ressaltar porém, que – como tudo no mundo da tecnologia – as possibilidades são infinitas, por isso é importante que cada empresa encontre a sua forma mais adequada de empregar diferentes metodologias para o melhor uso da ferramenta, tendo sempre em vista a integração de equipes e a cultura de testes.

Gabriela Dias, gerente de Cloud da Mandic Cloud Solutions.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile