Publicidade
Início Notícias Comunicações Anatel vai implementar novos indicadores de acompanhamento das telecomunicações

Anatel vai implementar novos indicadores de acompanhamento das telecomunicações

0
Publicidade

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai aferir três novos indicadores para monitorar sua estratégia: dois para a medição da satisfação dos consumidores com os serviços de banda larga fixa e de telefonia móvel e um para monitorar a disseminação, em formato aberto, de dados e informações do setor.

Os novos indicadores foram definidos na 2ª atualização do Plano Estratégico da Anatel 2015-2024, aprovada pelo Conselho Diretor da Agência neste mês. Segundo o documento, a execução do Plano será “objeto de monitoramento periódico, por meio do acompanhamento de indicadores e metas previamente estabelecidos”.

As primeiras medições dos indicadores de satisfação de banda larga fixa e de telefonia móvel devem ser divulgadas no primeiro semestre de 2022. O acompanhamento desses dados permitirá maior entendimento da Agência sobre os consumidores de serviços de telecomunicações e melhor entendimento das práticas de relacionamento com o consumidor adotadas pelas empresas do setor, com o intuito de otimizar o direcionamento das ações regulatórias e de controle.

Para o Indicador de Percentual de Dados e Informações Setoriais Abertas, elaborado de acordo com as regras do Governo Digital, a Agência estabeleceu como meta a ser alcançada até 2023 a disponibilização, em formato aberto, de 84,87% dos dados e informações coletados do setor.

Plano Estratégico

Outros itens do Plano Estratégico da Anatel também foram atualizados. No capítulo 1 do documento, foram inseridas informações sobre o Panorama das Telecomunicações no Brasil e o Panorama das Tecnologias de Informações e Comunicação (TIC), bem como relatórios e pesquisas disponibilizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).

O capítulo 2 do Plano, por sua vez, foi alinhado ao Decreto nº 10.531/ 2020, que instituiu a Estratégia Federal de Desenvolvimento para o Brasil (EFD) no período de 2020 a 2031, organizada em cinco eixos: econômico, institucional, infraestrutura, ambiental e social. Nos eixos econômico, infraestrutura e social estão elencados os principais desafios relacionados à conectividade, à infraestrutura de telecomunicações e à internet.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile