Cisco e Distrito criam movimento CyberTech Brasil para incentivar inovação em cibersegurança

0

A Cisco e o Distrito anunciam o Movimento CyberTech Brasil, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento do ecossistema de inovação para o setor de segurança cibernética no Brasil. A iniciativa pretende promover a conexão entre empresas, startups, governo, academia e demais organizações para ajudar a construir um Brasil mais digital e mais seguro. Como parte do Movimento, a Cisco lança o primeiro centro de inovação e experiências em segurança cibernética do país, o Cisco Secure CyberHub.

Com o mundo cada vez mais hiperconectado e a aceleração da digitalização das empresas e serviços nos últimos anos, o volume e complexidade das ameaças cibernéticas também têm avançado rapidamente. Uma pesquisa recente da Cisco apontou que 40% das empresas no mundo relataram uma ocorrência relevante de segurança nos dois últimos anos.

Ao entender a relevância e necessidade da segurança cibernética para garantir que as empresas e o governo possam continuar sua jornada de transformação digital, o Movimento CyberTech Brasil pretende contar com a participação e colaboração das principais organizações envolvidas no tema cyber, promovendo ações para a divulgação de conhecimento, capacitação de profissionais e inovação do setor no país.

Como parte da iniciativa, Cisco e Distrito planejam promover uma série de eventos, meetups, hackathons e programas de aceleração de startups focadas em cibersegurança. As empresas pretendem colaborar também na construção do primeiro banco de dados de startups de cibersegurança do país, o CyberTech Digital Hub, além do monitoramento contínuo e produção de conteúdos e relatórios sobre o setor no Brasil.

Esta iniciativa é parte do programa de aceleração digital da Cisco, Brasil Digital e Inclusivo, tendo o Cisco Secure CyberHub como o principal espaço de inovação, experiência e debate em cibersegurança. Localizado dentro das instalações do Distrito Fintech, em São Paulo, o novo centro permitirá a experimentação de cenários complexos de ataque e defesa, trazendo conceitos e tecnologias de segurança cibernética. O espaço reunirá informações em tempo real sobre ataques, resposta a incidentes e soluções tecnológicas para empresas, startups e governo.

O CyberHub reúne três ambientes com recursos audiovisuais para experiência em segurança digital:

– Red Room: dedicado a demonstrar a anatomia de um ataque, explorando suas etapas, e os impactos do roubo de dados ao ransomware e o risco à vida.

– Blue Room: ambiente que simula o funcionamento das defesas, onde se destaca a importância da inteligência, como por exemplo o trabalho do grupo de pesquisas em cibersegurança Cisco Talos e de uma arquitetura integrada que identifica e responde aos ataques no menor tempo possível.

– Sala de Operações de Segurança: ambiente para demonstrações das soluções, análises de malwares e simulações de sala de crise com orquestração de investigações de ameaças e automação das respostas.

O Cisco Secure Cyber Hub também inclui um espaço para startups residentes, interessadas no desenvolvimento de soluções baseadas em tecnologia e API de segurança, Cisco SecureX/DevNet, que viabiliza a integração e cooperação entre soluções Cisco e de parceiros. O novo espaço também ajudará a promover a formação de profissionais em segurança cibernética, complementando os treinamentos já oferecidos pela Cisco Networking Academy.

Além disso, o Cisco Secure CyberHub pretende ser um espaço para discussão e desenvolvimento de projetos para a melhoria da infraestrutura de segurança cibernética das empresas, do governo e de infraestruturas críticas no Brasil.

"Este é um passo de grande importância do programa Cisco Brasil Digital e Inclusivo. Através do CyberTech Brasil e do espaço Secure CyberHub, a Cisco avança no seu objetivo de criar um ecossistema digital mais conectado, inovador, inclusivo e, principalmente, seguro. Temos uma grande confiança na importância e qualidade das inovações geradas a partir deste Movimento", afirmou Ricardo Mucci, country manager da Cisco do Brasil.

Já Fernando Zamai, líder de Cibersegurança da Cisco do Brasil, ressaltou a importância da criação de um movimento em prol da segurança digital. "Conforme transitamos para uma sociedade ultra conectada, os desafios em cibersegurança se tornam maiores e mais complexos. O movimento CyberTech Brasil e, em especial o Cisco Secure CyberHub, colaboram para disseminar a cultura da cibersegurança preventiva e responsiva, ressaltando as boas práticas e as ferramentas necessárias para proteger empresas, dados e pessoas em um ambiente em que todos estamos sujeitos à ação de criminosos", afirmou.

"Com uma economia pautada cada vez mais na tecnologia, a questão da cibersegurança tornou-se ainda mais urgente. Como um dos maiores players do ecossistema brasileiro de inovação, o Distrito se sente incumbido a participar desse movimento", comenta Gustavo Araujo, CEO e founder do Distrito. "Temos auxiliado grandes corporações no caminho pela digitalização e é essencial que façamos isso da maneira mais segura possível", completa.

Em breve, o Distrito lançará o Inside Cybertech Report, estudo com dados de investimentos de startups deste segmento; o Cybertech Digital Hub, plataforma de dados e conexão de empresas com startups; e o Cybertech Summit, um evento do setor que será realizado em outubro em parceria com a Cisco.

Segurança Cibernética na Cisco

O Brasil Digital e Inclusivo, do qual o CyberTech Brasil faz parte, foi anunciado em 2020 e já lançou diversas iniciativas, incluindo o Programa CiberEducação, que formou 1.000 profissionais em Cibersegurança e que atualmente está em uma nova onda de capacitação com 1.500 estudantes selecionados.

Entre as iniciativas globais de cibersegurança da Cisco se destacam o Cisco Talos, uma das maiores equipes de inteligência sobre ameaças do mundo, responsável pela publicação de estudos e alertas em tempo real de ameaças digitais em todo o planeta. Na América Latina, a Cisco também tem trabalhado para estimular a inovação no setor com o Conselho de Inovação em Cibersegurança, lançado em 2019 em parceria com a Organização dos Estados Americanos (OEA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.