Gartner: 51% dos trabalhadores do conhecimento estarão remotos até o final de 2021

0

Ao final de 2021, espera-se que 51% de todos os trabalhadores do conhecimento em todo o mundo trabalhem remotamente, contra 27% dos trabalhadores do conhecimento em 2019, de acordo com o Gartner.

A empresa de pesquisa também estima que os trabalhadores remotos representarão 32% de todos os funcionários em todo o mundo até o final de 2021. Isso representa 17% dos funcionários em 2019. O Gartner define que os trabalhadores do conhecimento são aqueles que estão envolvidos em ocupações intensivas de conhecimento, como escritores, contadores e engenheiros. O Gartner define um trabalhador remoto como um funcionário que trabalha fora de sua empresa, entidade governamental ou local do cliente pelo menos um dia inteiro por semana (trabalhadores híbridos), ou que trabalha totalmente em casa (trabalhadores totalmente remotos).

"Uma força de trabalho híbrida é o futuro do trabalho, com parte remota e local da mesma solução para otimizar as necessidades de força de trabalho dos empregadores", disse Ranjit Atwal, diretor sênior de pesquisa do Gartner, em um comunicado.

O trabalho remoto varia consideravelmente em todo o mundo, dependendo da adoção de TI, cultura e combinação de setores. Em 2022, 31% de todos os trabalhadores em todo o mundo serão remotos (uma mistura de híbrido e totalmente remoto), disse a empresa.

Os EUA liderarão em termos de trabalhadores remotos em 2022, que representarão 53% da força de trabalho. Em toda a Europa, os trabalhadores remotos do Reino Unido representarão 52% de sua força de trabalho em 2022, enquanto os trabalhadores remotos na Alemanha e na França serão responsáveis ??por 37% e 33%, respectivamente, de acordo com o Gartner.

Índia e China produzirão um dos maiores números de trabalhadores remotos, mas suas taxas de penetração gerais permanecerão relativamente baixas, com 30% dos trabalhadores na Índia remotos e 28% dos trabalhadores na China trabalhando remotamente, de acordo com o Gartner.

O impacto duradouro do trabalho remoto está resultando em uma reavaliação da infraestrutura de TI que muda os requisitos do comprador para exigir recursos de trabalho em qualquer lugar, disse o Gartner. "Até 2024, as organizações serão forçadas a apresentar planos de transformação de negócios digitais em pelo menos cinco anos. Esses planos terão que se adaptar a um mundo pós-COVID-19 que envolve uma adoção permanentemente maior de trabalho remoto e pontos de contato digitais", disse Atwal. .

Os produtos e serviços digitais desempenharão um grande papel nesses esforços de transformação digital. Este plano estratégico mais longo requer investimento contínuo em implementações de continuidade de tecnologia remota estratégica junto com novas tecnologias, como hiper automação, IA e tecnologias de colaboração para abrir mais flexibilidade de escolha de localização em funções de trabalho, disse o Gartner. A hiper automação é uma abordagem que permite que as organizações identifiquem, examinem e automatizem rapidamente o máximo de processos possível usando tecnologia, como automação de processos robóticos, plataformas de aplicativos de baixo código, inteligência artificial e assistentes virtuais, de acordo com o Gartner.

Aumento da demanda por PCs, tablets

Uma força de trabalho híbrida continuará a aumentar a demanda por PCs e tablets. Em 2021, as remessas de PCs e tablets ultrapassarão 500 milhões de unidades pela primeira vez na história, destacando a demanda nos mercados de negócios e de consumo.

As organizações também implantaram a nuvem para habilitar funcionários remotos rapidamente. O Gartner prevê que os gastos do usuário final em todo o mundo em serviços de nuvem pública crescerão 23,1% em 2021, à medida que os CIOs e líderes de TI continuam a priorizar os aplicativos fornecidos pela nuvem, como software como serviço (SaaS). Os aplicativos SaaS são projetados para acesso remoto e não são limitados pela localização dos trabalhadores que usam o aplicativo. As ferramentas sociais e de colaboração continuarão a ser "obrigatórias", o que levará o mercado mundial de software social e de receita de colaboração a aumentar 17% em 2021.

Em termos de conectividade, muitas organizações tiveram que mudar e adaptar muitas abordagens de TI para garantir a continuidade dos negócios entre seus funcionários remotos. Em 2024, pelo menos 40% de todos os usuários de acesso remoto serão atendidos predominantemente por acesso à rede de confiança zero, contra menos de 5% no final de 2020, disse a empresa. Embora a maioria dessas organizações não vá aposentar completamente todos os seus serviços VPN voltados para o cliente, o ZTNA se tornará a principal tecnologia de substituição.

Repensando o trabalho híbrido

"Isso envolve repensar como o trabalho é feito, reconstruindo o espaço do escritório tanto em sua redução quanto no uso do restante para colaboração", disse o relatório do Gartner, "enquanto os departamentos de RH criam um acordo de funcionário abrangente que leva em consideração a experiência total do funcionário."

Um dos principais desafios é determinar a frequência com que os trabalhadores devem trabalhar no local ou em casa. Entre os funcionários, as preferências são fortes por um local de trabalho híbrido. Cerca de 70% dos funcionários trabalham pelo menos algum tempo remotamente, preferindo dois a quatro dias em locais diferentes, de acordo com a Pesquisa de Experiência do Trabalhador Digital 2021 do Gartner com 10.080 funcionários em nove países.

Digital Work Place Fórum

A acontece nos dias 24 e 25 de novembro a 4a edição do Digital WorkPlace Forum. Mais informações no site https://digitalworkplaceforum.com.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.