A missão do profissional de TI de desbravar o Open Finance

0

Na visão do profissional de tecnologia, o momento atual de construção do Open Finance é equivalente ao começo da internet: repleto de possibilidades e com desafios inéditos. Sem falar no potencial disruptivo de mudar a forma como interagimos com as finanças, com o brasileiro se tornando realmente dono dos seus dados financeiros. 

Para isso acontecer, no entanto, a palavra-chave é tecnologia – o que gera uma perspectiva de crescimento interessante para os profissionais de TI. Prova disso é o levantamento da consultoria de recrutamento Robert Half, que aponta um crescimento de 38% na demanda por profissionais qualificados para o Open Banking (entre outubro de 2021 e março de 2022). Dentre as áreas de destaque dentro de Open Banking estão tecnologia; digital e project management office (PMO); e product owner (PO). Desenvolvedor e engenheiro de software estão entre os mais procurados. 

Como o líder da área de tecnologia da Quanto, empresa focada em Open Finance, acompanho o dia a dia de desbravar esse setor e superar esses desafios. Se pararmos para pensar, o compartilhamento de dados sempre existiu, porém de uma forma bastante rudimentar. No caso de dados bancários, por exemplo, era necessário imprimir o extrato de banco para comprovar informações ou preencher à mão uma ficha cadastral (com os riscos de os dados passados ali não serem comprovados facilmente). 

Já com o Open Finance a segurança do processo e de quem tem o acesso às informações do mercado aberto seguem uma série de protocolos globais e padrões estabelecidos pela Estrutura de Governança do Open Banking no Brasil. As instituições financeiras atuam dentro de um ambiente seguro, controlado e utilizam os dados do Open Finance para conhecer melhor seus clientes e criar produtos e serviços personalizados e adequados ao perfil financeiro de cada pessoa. Neste primeiro ano do Open Finance, estamos construindo as bases de uma nova dinâmica de mercado que vai mudar a relação dos brasileiros com as finanças. 

Diferente do Pix que é um produto em si, o Open Finance trata da criação de um novo ecossistema. É a construção de "dutos" para facilitar o compartilhamento e troca de informações entre instituições, sempre mediante o consentimento dos consumidores. Garantir que esse primeiro contato seja uma boa experiência deve ser a prioridade e é preciso assegurar a consistência e estabilidade dessa implementação. 

Algo que eu reforço no dia a dia para o meu time é trazer o olhar de simplicidade para a tecnologia, não focando em resolver o problema para encaixá-lo em determinada linguagem ou ferramenta, mas, sim, em qual é a melhor saída para o que precisa ser resolvido e entregue. Trabalhar em tecnologia com algo que ainda está sendo construído, junto ao Banco Central, possibilitou no último ano um modo de trabalho de testar, aprender e compartilhar, quase como um laboratório e agora é o shift para execução do Open Banking, já mirando na sua evolução o Open Finance. E os dados bancários são só o começo, caminhamos para o Open Data, com a integração total de todas as informações, com os profissionais de tecnologia tendo mais esse desafio de construir toda a infraestrutura por trás deste novo ecossistema. 

Ricardo Cabral, Chief Technology Officer (CTO), da Quanto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.