Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Cibercriminosos leiloam informações sigilosas online, diz ISH Tecnologia

Cibercriminosos leiloam informações sigilosas online, diz ISH Tecnologia

0
Publicidade

A ISH Tecnologia, referência nacional em cibersegurança, alerta para as atividades maliciosas de um novo grupo de extorsão que tem roubado informações sigilosas e exigido altas quantias para o resgate.

Trata-se do “Karakurt”, também conhecido como “Karakurt Team” ou “Karakurt Lair”, que utiliza uma aranha como seu logotipo. A equipe da ISH afirma que o grupo “se diferencia” pelo fato de seus incidentes não relatarem criptografia de arquivos ou perda de máquinas. Os cibercriminosos entram em contato diretamente com a vítima após o ataque, ameaçando leiloar os dados em fóruns online caso o pagamento não seja feito (o prazo dado tem sido normalmente de uma semana).

O contato inicial dos operadores do Karakurt é feito pelo envio de capturas de tela ou cópias de diretórios de arquivos com exemplos dos dados roubados (como contas de pagamento, números de CPF e CNPJ ou dados comerciais confidenciais de clientes). A forma de pagamento para o resgate é outra marca registrada do grupo, conforme explica a ISH. A moeda escolhida tem sido o Bitcoin, em valores que variam entre 25 mil e 13 milhões de dólares (mais de 60 milhões de reais).

Após o pagamento, uma prova de exclusão dos arquivos é enviada ao usuário. Em alguns casos, uma breve descrição de como o vazamento ocorreu também é vista. A perícia da ISH também relata situações em que a extorsão é realizada contra uma vítima anteriormente atacada por outras variantes de ransomware, sugerindo uma “parceria” com outros grupos cibercriminosos e compra/venda de dados.

Previamente a 2022, o Karakurt operava um site de vazamentos e leilões, encontrado em Link. Este domínio e o endereço IP estão fora do ar hoje, o que sugere uma transição do grupo para a deep e dark web. Em maio, o site continha vários terabytes de dados supostamente pertencentes a vítimas na América do Norte e na Europa, juntamente com “comunicados de imprensa” nomeando vítimas que não pagaram ou cooperaram, e instruções para participar de “leilões” de seus próprios dados.

Vetores de acesso

O Karakurt não parece ter como alvo nenhuma indústria, setor ou tipo de vítima específico. Entretanto, a ISH lista algumas vulnerabilidades comumente exploradas para início de ataques:
– Dispositivos SonicWall SSL VPN desatualizados
– Técnicas de phishing e spearphishing
– Anexos maliciosos em e-mails
– Roubo de credenciais em rede privada virtual (VPN)
– Instâncias desatualizadas e/ou inutilizadas do Microsoft Windows Server.

Mitigação e recomendações

Por fim, a ISH lista algumas dicas de procedimentos para evitar incidentes com grupos de extorsão como o Karakurt:
– Implementar um plano de recuperação e reter várias cópias de dados e servidores confidenciais ou proprietários em um local fisicamente separado, segmentado e seguro.
– Backups regulares de dados e proteção com senha das cópias offline.
– Instalar e atualizar regularmente softwares e antivírus.
– Revisar servidores, estações de trabalho e diretórios ativos para contas novas ou não reconhecidas.
– Aplicar autenticação multifator (MFA).
– Não abrir anexos de e-mails suspeitos ou estranhos, principalmente em Word, Excel, PowerPoint ou PDF.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile