Publicidade
Início Blogueria Universidade e startups: o casamento perfeito

Universidade e startups: o casamento perfeito

0
Publicidade

Organizações da sociedade, públicas ou privadas, consideram, cada vez mais, a inovação como um componente-chave para o desenvolvimento econômico, social ou ambiental. Portanto, encontrar soluções inovadoras tornou-se uma missão para o desenvolvimento de novos produtos e serviços. E é exatamente diante desse cenário que o papel das universidades passa a ser fundamental. 

A Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) comprova o protagonismo do ambiente universitário para as novas empresas de base tecnológicas no estudo “Perfis dos Ambientes de Inovação e seus Empreendimentos”. Os dados coletados em 2020 apontam que as universidades públicas e privadas correspondem a 44% do perfil relacionados aos parques tecnológicos no Brasil. Por sua vez, as incubadoras correspondem a 88% dos mecanismos de inovação. Portanto, revela-se aí uma grande rede de apoio, decisiva às startups. 

Na prática, a inovação desenvolvida nas fileiras da academia, seja em função de um projeto robusto de pesquisa estruturada, seja pelo fato de acolher um celeiro de mentes férteis, é um elemento crítico para promover o diferencial competitivo de um país em um mundo cada vez mais globalizado e digital.   

Tenho a firme convicção que a união deste potencial intelectual e científico da academia às empresas otimiza a geração de valor para toda a sociedade.? E vou além. Creio que, quando as organizações envolvidas nessa conexão são startups, com o seu forte ritmo de adaptação, abertura à inovação e, em geral, perfil colaborativo, temos a combinação perfeita para acelerar a disrupção e contribuir para a transformação positiva de inúmeras cadeias produtivas. 

A união universidade e startups traz benefícios a todos os atores envolvidos nessa dinâmica. Na prática, as startups, ao estarem mais próximas às universidades, trazem às pautas acadêmicas o feedback do público cliente, suas necessidades e anseios. Essa visão é um elemento extremamente importante para dinamizar e enriquecer as discussões na universidade, trazendo-a mais próxima das dores e anseios da economia real. Já as universidades contribuem com o seu pensamento crítico e um olhar de longo prazo, nem sempre presente em business plans. 

Foi justamente a confiança nessa dinâmica entre academia e startups, aliada à minha experiência como engenheira na indústria ou como representante em marketing de Tech Sellers, que me deu suporte para empreender e criar a minha empresa nesse ambiente. Essa decisão, aliás, foi reforçada com a minha experiência como conselheira do grupo Unicamp Ventures. E também por estar próxima às ativações da Agência de Inovação da Unicamp, criada em 2003 com objetivo de estabelecer uma rede de relacionamentos entre a Unicamp e sociedade a fim de incrementar as atividades de pesquisa, ensino e avanço do conhecimento. 

Os últimos anos foram decisivos para o meu negócio e para definir os contornos da empresa que ajudei a criar. Vejo o espaço universitário como um ambiente saudável capaz de promover um networking essencial ao nosso futuro. E, da mesma forma, ao futuro de outras startups. 

Acredito, sinceramente, que a interação entre profissionais de diferentes segmentos de tecnologia seja a força motora não só para o intercâmbio de ideias, mas, também, para possíveis parcerias comerciais e para o upgrade de negócios disruptivos, que atendam a novas demandas mercado. Defendo, inclusive, que o convívio entre startups e universidades acelera a evolução digital de nosso País e de toda a América Latina. Essa é uma importante trilha para nos conduzir a uma economia cada vez mais forte e capaz de reagir rapidamente a novos desafios – sejam eles os de hoje ou do futuro.  

Rose Ramos, CEO e fundadora da startup MatchIt, possui formação em Engenharia pela Unicamp e MBA no IESE Business School. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile