Metade das empresas brasileiras ainda não usa IA, aponta pesquisa

0

Um levantamento realizado pela TOTVS, em parceria com a h2r insights & trends, mostra que 50% das empresas brasileiras ainda não utilizam inteligência artificial (IA) de forma estruturada. O estudo Panorama IA nas empresas brasileiras revela que, mesmo entre aquelas que já implementaram a tecnologia, 58% estão em estágios iniciais, 34% se consideram em nível intermediário e apenas 8% afirmam ter uma adoção avançada.

A pesquisa entrevistou 194 empresas de diferentes setores e apontou que os principais usos da IA no país ainda estão concentrados na geração de conteúdo (33%) e criação de elementos visuais (29%). A cibersegurança aparece com 21% das menções, seguida pelos chatbots, com 20%. Segundo Cristiano Nobrega, CDAIO da TOTVS, os dados indicam uma associação majoritária à IA generativa, embora outros tipos de IA, como machine learning e modelos preditivos, já estejam presentes há anos em processos empresariais.

Quanto às ferramentas utilizadas, a maioria das empresas (40%) relatou o uso de IAs conversacionais como ChatGPT, Gemini e Claude. Em segundo lugar, aparecem as plataformas com IA integrada (33%), que oferecem funcionalidades baseadas em inteligência artificial incorporadas às soluções existentes.

Veja também: Com IA, TOTVS está redesenhando o futuro das empresas

O estudo também destacou a percepção limitada de valor estratégico da tecnologia. Apenas 20% das empresas afirmaram que a IA é altamente estratégica para seus negócios, enquanto 42% não veem alinhamento entre o uso da tecnologia e seus objetivos estratégicos. A dificuldade em mensurar o retorno sobre o investimento (ROI) também é apontada como um obstáculo: apenas 7% das empresas disseram conseguir calcular os ganhos obtidos com a aplicação de IA.

Entre as principais barreiras para adoção, foram citadas preocupações com segurança (36%), falta de profissionais qualificados (35%), dificuldade em medir o ROI (32%), resistência à mudança (24%), desafios na integração com sistemas existentes (23%) e ausência de apoio da liderança (23%).

A TOTVS também destaca o avanço dos chamados Agentes de IA, sistemas especialistas que podem tomar decisões, executar tarefas e se adaptar ao contexto do negócio. Para Cristiano Nobrega, esses agentes devem representar um salto tecnológico significativo na produtividade empresarial.

"Antes de implementar soluções de IA, é essencial avaliar se a empresa está realmente preparada. Isso inclui sistemas de gestão atualizados, infraestrutura em nuvem e dados organizados e de qualidade, que são fundamentais para gerar valor com inteligência artificial", afirmou Nobrega.

Inscreva-se em nosso canal do Whatsapp e tenha acesso as principais notícias do mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.