Transportadora adota solução Microsoft para agilizar comunicação

0

A Irapuru é uma operadora logística e transportadora que atende em todo o Brasil e possui filiais espalhadas por todas as regiões brasileiras. Atender as demandas de todo o território nacional e de alguns países vizinhos com qualidade e rapidez está entre as prioridades do grupo.

Por isso, ter o serviço de e-mail funcionando é essencial para garantir que as entregas sejam feitas no prazo, sem atrasos. Entretanto, os antigos servidores de e-mail – uma solução em software livre – apresentavam falhas constantes. Era comum o serviço ficar indisponível, além de receber ataques de vírus que derrubavam os servidores e deixava a empresa completamente sem comunicação.

Conforme relata Eliel Oliveira, supervisor de TI da Irapuru Operador Logístico, a mensageria na empresa é mais que uma simples troca de mensagens entre os colaboradores. “Fazemos negociações com clientes por meio dessa ferramenta. Para nós é uma necessidade muito grande e precisa funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana”, explica Oliveira.

Além dos problemas com a ferramenta de e-mail, havia a necessidade de licenciar o pacote Microsoft Office na empresa. Como a Irapuru possui cerca de 350 colaboradores, era preciso conseguir licenciamento para todos os computadores – algo que afetava diretamente as finanças do grupo, já que era preciso atualizar todos os produtos e máquinas. 

Para resolver os problemas da transportadora Irapuru, era preciso encontrar uma ferramenta que viesse com as duas soluções, mas com o preço de uma. A empresa encontrou a saída ao implantar o Office 365 – suíte de produtividade e colaboração que fica hospedada na nuvem.

“Oferecemos esse serviço porque o grande diferencial do Office 365 é o fato de ser uma solução que não para nunca, fica 100%”, conta Fabian Festugato, gerente de serviços da Constat, empresa parceira na implantação. 
A versão do Office 365 adotada pela empresa é composta pelo e-mail professional Exchange, Portal de colaboração Sharepoint, pela solução de comunicação instantânea, Vídeo Conferencia e reuniões virtuais- Lync e ainda  pelo Pacote Office Professional Plus, pago como assinatura mensal, mas instalado nas maquinas localmente. “Até chegarmos ao Office 365, tentamos várias soluções de mercado, que não se adaptaram ao nosso negócio e não atendiam as nossas necessidades”, lembra Oliveira. 

Realizado em abril de 2012, o processo de implantação durou apenas um fim de semana. Nas duas semanas seguintes, a empresa passou por um projeto piloto para que todos se familiarizassem com a ferramenta e, depois, por uma semana de ajustes após a instalação. “Foi uma transição tranquila e que não comprometeu o funcionamento da empresa durante esse processo de migração”, conta Oliveira.

A Irapuru já  sentiu os benefícios da solução, a começar pela melhoria na comunicação. Com os servidores hospedados na nuvem, a empresa ganhou disponibilidade e segurança na mensageria e a garantia de que tudo estará à disposição do grupo 24 horas por dia.
Caso o serviço pare de funcionar, a Microsoft devolve o valor proporcional ao tempo em que ficou indisponível.
Como a forma de pagamento é determinada pelo cliente, ele sabe quanto vai gastar por mês, sem se preocupar com investimentos adicionais. Tudo isso é possível porque a atualização do pacote Office é perpétua enquanto o cliente assinar o serviço. “A relação custo-benefício atendeu às nossas necessidades, encontramos exatamente o que procurávamos e ganhamos uma tecnologia de ponta. Se formos comparar o investimento que teríamos com servidores, ferramentas de backup e licenciamento, seria bem mais caro”, conta Eliel.

Familiaridade com o pacote Office e produtividade são outros benefícios observados pela companhia. “Todo mundo conhece os produtos da família Office, e isso agrega mais produtividade ao usuário”, reconhece Oliveira. No caso da Irapuru os usuários também passaram a ter acesso remoto, por meio de smartphones e tablets. “Agora os executivos têm acesso a e-mails e documentos de qualquer lugar, basta ter uma conexão com a internet”, comemora Oliveira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.