Brasil já é o oitavo país com mais ataques virtuais no mundo, aponta estudo

0

O Brasil já é oitava maior fonte de ataques virtuais no mundo, de acordo com levantamento feito pela Akamai, fornecedora de soluções de aceleração e segurança para a internet. No primeiro trimestre deste ano, o país respondeu por 2,2% do total de ameaças.

O relatório identificou no período o tráfego de ataques em 177 países ou regiões, sendo que a China foi identificada como a maior fonte de ameaças, responsável por 34% do volume registrado. A Indonésia aparece em segundo lugar, com 21%, e os Estados Unidos na terceira colocação, com 8,3% dos ataques.

A empresa destaca, porém, que a região de origem do IP de ataque pode não representar o país no qual o hacker reside. As dez maiores regiões e países fontes de ataque geraram 80% das ameaças observadas no período. Em relação às portas mais vulneráveis, destacaram-se a 445 (Microsoft-DS), com 23% do tráfego de ataques, seguida pela porta 80 (www http), com 14%.

O relatório aponta que 154 empresas reportaram 208 ataques DDoS — ataque distribuído de negação de serviço —, que ocorre quando são usados múltiplas máquinas para disparar uma imensa quantidade de mensagens e solicitações a fim de atingir um usuário. Deste total, 35% dos ataques afetaram grandes corporações, como instituições financeiras, 32% atingiram o segmento de comércio, 22% acometeram companhias de mídia e entretenimento, 7% foram ações contra empresas de tecnologia e 4%, agências do setor público.

Conectividade

Ainda segundo o estudo, a média global de velocidade de conexão aumentou 4% entre janeiro e março deste ano, atingindo 3,1 Mbps (megabits por segundo). O Brasil apresentou velocidade média de 2,3 Mbps, ocupando a 73ª posição, com crescimento de 7,4% em relação ao último período de um ano. Em toda a América Latina, a velocidade média de conexão variou de 3,3 Mbps, no México, a 0,9 Mbps, na Bolívia, considerando países que têm mais de 25 mil endereços IP conectados à rede Akamai. No que diz respeito à média de picos de conexão, o Brasil atingiu os 18,9 Mbps, número 25% maior na comparação com o mesmo período do ano anterior. Ano a ano, a média global de pico de velocidade de conexão apresentou crescimento significativo, de 36%.

Já a média de velocidade de conexão dos provedores móveis analisados variou de 8,6 Mbps até 0,4 Mbps durante o primeiro trimestre. No Brasil, a velocidade média foi de 1,1 Mbps. O relatório também identificou que, na primeira metade do trimestre, 41% dos acessos a redes de celular vieram do browser Android Webkit, enquanto 38% foram originados do Apple Mobile Safari. Já na segunda metade, o Android Webkit foi responsável por cerca de 44% dos acessos, com 30% provenientes do Apple Mobile Safari. Quando todas as redes — não só as de celulares — são computadas na análise, 60% dos acessos são originados da Apple Mobile Safari e entre 20% e 33%, do Android Webkit.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.