Pesquisador alemão encontra vulnerabilidade em SIMcards

0

O padrão GSM sempre foi tido como o mais seguro em telefonia móvel por causa do uso do SIMcard, que seria impossível de ser clonado. Por isso, chama a atenção a descoberta de um pesquisador alemão sobre uma vulnerabilidade no SIMcard, que foi notícia na Forbes e no site norte-americano Mashable.

Após três anos de pesquisas e testes com mais de 1 mil SIMcards, o pesquisador em segurança Karsten Nohl, descobriu uma vulnerabilidade que permite hackear chips baseados em um antigo padrão de criptografia chamado DES (Digital Encryption Standard). Calcula-se que um em cada quatro SIMcards no mundo estariam vulneráveis.

Ao receber um SMS invisível, o telefone poderia passar a ser controlado remotamente, o que permite o envio de mensagens para números premium, a gravação de chamadas e o redirecionamento de ligações. O pesquisador alemão não acredita que algum hacker tenha explorado essa vulnerabilidade até agora.

Ele vai apresentar a novidade em detalhes em um evento de segurança digital a ser realizado em Las Vegas no fim deste mês. Duas grandes operadoras já estariam trabalhando para consertar o problema, de acordo com o site Mashable.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.