NL recebe certificação Nível F do MPS.BR

2

A NL Informática acaba de conquistar a certificação MPS.BR SW, concedida pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), no nível F, que atesta maturidade e excelência em processos de software e serviços. O projeto teve avaliação conduzida pela Incremental Tecnologia em Informática e consultoria da Engsoft, de Ijuí, Rio Grande do Sul.

Conforme Lurdes Manosso, diretora de Tecnologia da NL, desde a fundação, há 34 anos, a qualidade no desenvolvimento e entrega de software é um dos pilares da empresa. Por esta razão, o investimento em certificações desta área são uma constante na companhia, que detém a certificação ISO9001:94 desde 1998, é certificada em ISO9001:2008 e desde 2014 trabalhou na adaptação de seu processo de desenvolvimento às exigências do modelo MPS-BR SW, no qual agora é contemplada.

"A adaptação do processo de desenvolvimento a este modelo permitiu e auxiliou a NL ser mais assertiva nas mudanças que foram sugeridas pela equipe de melhorias e, consequentemente, facilitou a aceitação pela equipe interna e clientes das alterações realizadas. A maturidade e reconhecimento do mercado no modelo escolhido pela NL também ajudaram nesta aceitação", destaca Lurdes.

A executiva ressalta que, apesar de a certificação ter sido oficialmente alcançada agora, a NL usa o modelo MPS.BR SW em seus processos de desenvolvimento de software desde janeiro de 2015, já colhendo frutos das melhorias implantadas.

A certificação da NL no modelo brasileiro de qualidade de software integrou um projeto realizado em parceria com o Trino Polo junto a um grupo de empresas gaúchas que também incluiu a Avacon Tecnologia (Canoas), Otimizy Sistemas Inteligentes (Garibaldi), S&W Sistemas (Nova Petrópolis) e as caxienses Sil Sistemas, TCS Sistemas para Gestão e W3 Informática. De todas, somente a NL atingiu o Nível F, as demais foram certificadas no Nível G, primeiro degrau da certificação.

O valor do projeto ficou acima de R$ 300 mil, dos quais cerca de 50% foram subsidiados por Softex e Sebrae, e o restante pelas próprias companhias, por meio de convênio firmado com o Trino Polo.

Atualmente, a região da Serra Gaúcha soma 22 empresas avaliadas pelo MPS.BR. Em todo o país, 581 empresas já contam com a certificação, que foi lançada pela Softex em 2003 e espelha-se no padrão internacional de qualidade de software CMMI, criado pela universidade de Carnegie Mellon, USA.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.