Publicidade
Início Notícias Gestão Avanço na transformação digital nas empresas determina nível de competitividade dos negócios,...

Avanço na transformação digital nas empresas determina nível de competitividade dos negócios, diz estudo

0
Publicidade

A Dell EMC anunciou os resultados da segunda edição do Estudo sobre a Maturidade da Transformação de TI. O levantamento global, realizado pela companhia de análises e pesquisas ESG (Enterprise Strategy Group), valida a percepção de quanto mais avançadas estão as empresas em relação à transformação do parque tecnológico maiores são os benefícios para o negócio, em termos de competitividade, inovação e crescimento.

De acordo com o estudo, encomendado para a ESG pela Dell EMC e Intel – que entrevistou 4.000 profissionais em cargo de liderança, sendo 200 deles no Brasil –, 81% dos respondentes concordam que a Transformação da TI é essencial para que as empresas permaneçam competitivas no mercado. E 96% dos entrevistados informam que suas organizações têm iniciativas de digitalização dos negócios no radar, sejam elas ainda na fase de projeto, em implementação ou já implementadas.

Ainda de acordo com o levantamento, entre as empresas mais avançadas na Transformação da TI, 67% afirmam que estão significativamente à frente dos concorrentes, contra apenas 3% das organizações que ainda não iniciaram o processo de transformação do ambiente tecnológico. Além disso, essas organizações já transformadas têm 2,5 vezes mais confiança de que serão bem-sucedidas em seus mercados nos próximos cinco anos.

O Estudo sobre a Maturidade da Transformação da TI dividiu as empresas em quatro grandes grupos, de acordo com a preparação do ambiente tecnológico para suportar a digitalização das operações. A maioria (45%) encontra-se no que o levantamento classifica como ‘Emergentes’, pois já têm a implementação mínima de tecnologias associadas ao data center moderno. Em segundo lugar, representando 43% da base, estão as organizações ‘Em Evolução’ e que estão mais avançadas do que as anteriores (Emergentes), mas têm um nível de modernização tecnológica moderado.

Ainda segundo o estudo, o mesmo percentual de empresas (6%) encontra-se dividido entre o primeiro e o último estágio de Transformação da TI, batizados respectivamente pelo estudo como ‘Legadas’ – e que ainda não atendem à maioria dos requisitos para um data center moderno – e como ‘Transformadas’ – já apresentam avanços nas iniciativas para modernização do ambiente tecnológico.

Entre as descobertas do Estudo sobre a Maturidade da Transformação de TI, o levantamento aponta que as empresas Transformadas são duas vezes mais propensas a ter metas de receita maiores neste ano, em relação a 2017, quando comparado às organizações legadas. Além disso, as organizações que têm um ambiente de TI já transformado tendem a alocar 17% a mais dos orçamentos anuais de Tecnologia da Informação para inovação do que as que ainda encontram-se no estágio inicial.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile