Publicidade
Início Serviços Gerenciamento Nova versão do framework ITIL será lançada em 2019

Nova versão do framework ITIL será lançada em 2019

0
Publicidade

O novo framework ITIL chega ao mercado para ajudar as empresas a enfrentar a Quarta Revolução Industrial, conhecida como Indústria 4.0, caracterizada pela transformação digital e a inevitável interação entre os seres humanos, tecnologias digitais e ativos físicos. Nesse ambiente complexo, as organizações precisam ser mais ágeis, mais bem equipadas para se adaptar aos novos desafios e capacitadas a adotar novas maneiras de trabalhar para ter sucesso.

No total, o trabalho de atualização, conduzido pela AXELOS, absorveu um grupo de mais de 2000 membros, em sua maioria arquitetos de TI de empresas mundiais de tecnologia.

A Assaf Consultoria, especializada em gerenciamento de serviços de TI (ITSM), participa do desenvolvimento do ITIL 4. A empresa é a primeira companhia brasileira e a terceira da América Latina a receber o título de ACP – AXELOS Consulting Partner, o que a habilita a prestar serviços de consultoria ITI.

De acordo com Fábio Assaf, diretor da Assaf, a biblioteca, em sua nova versão tornou-se mais ágil, flexível e colaborativa.  Isso permitirá uma integração e adoção mais rápidas por parte dos usuários de TI e negócio. “Uma inovação importante da ITIL 4 é enxugar sua metodologia para fornecer orientações claras e assertivas na gestão de projetos de desenvolvimento de software, infraestrutura e gestão de processos”, argumenta.

Entenda a evolução do modelo:

  • 1989: ITIL V1 – Com uma biblioteca 31 volumes, contava com inúmeras recomendações e melhores práticas de TI, sendo reconhecido como “padrão de fato” em GSTI.
  • 2000: ITIL V2 – Para ser mais acessível, foi consolidando logicamente em duas principais edições (Service Support e Service Delivery), o ITIL® V2 se tornou a base padrão para a norma BS 15000, transformando-se em um anexo da norma ISO 20000.
  • 2007: ITIL V3 – A V3 teve os modelos de melhores práticas organizado em torno do conceito de ciclo de vida de serviço, agrupadas em 26 processos em 5 volumes (Service Strategy, Service Design, Service Transition, Service Operation e Continual service improvement).
  • 2011: ITIL V3 – A V3 foi atualizada novamente trazendo melhores exemplos e conteúdo para modelo, adicionando processos de relacionamento com negócio e gestão de Projetos (Coordenação de Desenho).
  • 2019: ITIL V4 – Com lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2019, o V4 irá interagir com práticas ágeis, desenvolvimento de sistemas e gerenciamento de negócio como os modelos DevOps, Agile e Lean.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile