Varejo e finanças são as áreas mais afetadas por fraudes

0

O "Relatório de Fraude e Risco – Contrainteligência e Inteligência Cibernética como Proteção no Combate à Fraude 2018", divulgado pelo Grupo New Space, alerta sobre os números expressivos de fraudes no Brasil. O levantamento nacional, desenvolvido ao longo dos últimos três anos com empresas de diversos setores, mostra que, mesmo com todas as contramedidas necessárias e melhorias aplicadas, o segmento financeiro foi o mais atingido em 2017, registrando 73% das fraudes, seguido pelo varejo (21%) e o setor aéreo (3%).

Outro dado preocupante revelado pelo relatório é que cerca de 62 milhões de brasileiros foram vítimas de cibercrimes em 2017, número que representa 61% da população adulta que usa Internet no País. As perdas totalizaram US$ 22 bilhões, sendo que cada vítima perdeu uma média de 34 horas para lidar com os ajustes necessários e com as consequências dos ataques.

Como alternativa para escapar de fraudes, empresas estão utilizando técnicas de contrainteligência. Com um conjunto de ações voltadas para a proteção de dados e de infraestruturas, essas técnicas ajudam a impedir, controlar e reverter ações ilegais. A utilização de contrainteligência em situações de ataques, fraudes ou riscos minimiza significativamente impactos que podem vir a colocar os negócios em risco.

Métodos de contrainteligência auxiliam na formação, capacitação e melhoria das atividades e processos, oferecendo uma visão sistêmica e concentrada de ações ilícitas. A medida pode ser aplicada à criação de um monitoramento efetivo para que haja práticas preventivas e não apenas ações reativas para correção de erros. O objetivo é criar uma cultura de investigação de fraudes, trabalhando sempre pela ótica do fraudador

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.