Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Carros elétricos vão gerar mais de 100 mil novos empregos na próxima...

Carros elétricos vão gerar mais de 100 mil novos empregos na próxima década, diz estudo

0
Publicidade

Enquanto alguns se preocupam com os empregos que poderão desaparecer com o avanço da tecnologia, estudo do Boston Consulting Group (BCG) em parceria com o Michigan Mobility Institute traz dados otimistas para o futuro. De acordo com análise da consultoria, intitulada The US Mobility Industry’s Great Talent Hunt, a nova geração de carros elétricos e outros serviços de mobilidade autônomos vão criar, apenas nos Estados Unidos, até 115 mil novos empregos na próxima década.

Destes 115 mil novos trabalhadores, 45 mil exercerão funções ligadas à engenharia de mobilidade e à computação, enquanto outras 70 mil vagas serão criadas para profissionais encarregados de testar e fazer a manutenções dos veículos elétricos.

O estudo destaca que não será fácil encontrar esses profissionais: a demanda por engenheiros de mobilidade será seis vezes maior que o número de habilitados nessas áreas previsto para ingressar na indústria automotiva.

Hoje, menos de 1% dos recém-formados em áreas como engenharia ou ciência da computação vai para a área automotiva. Dos engenheiros de mobilidade requeridos, oito mil serão apenas para desenvolver e construir veículos elétricos, outros 5 mil para construir veículos autônomos e mais 2 mil para desenvolver infraestrutura das estradas. As fabricantes também precisarão de 50 mil motoristas para testas os novos carros autônomos. Mais 10 mil vagas surgirão para reparadores de veículos elétricos que entendam de alta voltagem e baterias; e, enfim, mais 10 mil vagas serão oferecidas para profissionais treinados para calibrar sensores e consertar peças robóticas.

Em 2030, carros elétricos representarão metade de toda a venda de veículos novos nos EUA. Já os serviços de mobilidade, como taxis autônomos, representarão outros 10% dos novos carros em circulação no mesmo período.

Confira a íntegra do estudo em:  https://www.bcg.com/pt-br/publications/2019/us-mobility-industry-great-talent-hunt.aspx

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile