Renault exporta modelo de e-commerce de carro brasileiro para a América Latina

0

Dois anos depois de ter lançado um e-commerce exclusivo para vender o Kwid, a Renault Brasil expandiu o modelo de negócio e provou que, sim, é possível vender carros pela internet. Hoje, a montadora comercializa online todos os seus modelos e lançou a plataforma na Argentina e na Colômbia. Em breve, o México passará a contar com o e-commerce, fechando assim as quatro principais praças da Renault da América Latina, conforme conta Caio Nogueira, responsável por Digital e Inovação da Renault para a região.

O caso da implementação do e-commerce da montadora é conhecido na comunidade de usuários SAP, principalmente devido ao tempo recorde de implantação: apenas 44 dias. Além do curto período, o lançamento inovou o modelo de negócio de venda de carros em concessionárias que vem há décadas seguindo o mesmo padrão, ainda que o produto tenha evoluído. "A transformação digital não é tema de tecnologia, mas de revisão do modelo e da estratégica de negócio", salienta Caio Nogueira.

Ele conta que o K-commerce nasceu a partir do entendimento da jornada de compra de veículos que, mesmo com advento da internet, se dava no modelo do ambiente físico, com o interessado fazendo pesquisas na internet, comparação de modelos, indo até uma concessionária, avaliando, negociando o usado, verificando o financiamento para, então, fechar o contrato. "A partir do entendimento desta jornada nasce o K-commerce em conjunto com o lançamento do Kwid, um carro que trazia a inovação no DNA", diz.

O K-commerce levou toda a jornada e experiência do ambiente físico para o digital. E Nogueira faz um alerta: não existe processo da digitalização com o back-office manual. "O K-commerce nasce digital, com 15 sistemas de interfaces, e adotamos a solução da SAP para ser nosso motor e e-commerce, porque é robusta e poderosa", ressalta Caio.

A rapidez e o sucesso da implementação recorde se deu, segundo ele, por diversos motivos, tais como ter claro o objetivo da jornada; ter patrocínio do CEO da companhia; contar com equipes multidisciplinares e empoderar o time de talentos, uma vez que "e-commerce não é implementação de tecnologia, mas envolve times jurídicos, tributários, distribuição, engenharia e manufatura". Além disso, um planejamento cauteloso, com definição clara e análise detalhada de onde se quer chegar, ter bons parceiros, apostar na metodologia ágil, manter o sentimento de que evolução continua e de que está constantemente em beta foram fundamentais.

"Hoje, o K-commerce virou o e-commerce da Renault, porque não vendemos apenas o Kwid de maneira online, mas todos os nossos carros, nas diversas versões, cores e modelos de forma online. A solução é mobile first, porque 90% dos clientes acessam pelo celular, e acrescentamos ferramentas, melhoramos a performance e coletamos informações analíticas", ressalta.

O e-commerce se tornou para a Renault uma poderosa ferramenta para geração de leads qualificados, disse Caio Nogueira. "Para se ter uma ideia da dimensão, durante o ano fiscal de 2019, comparado com as 300 lojas que temos no Brasil, a online foi a que mais vendeu Kwid no Brasil. É uma solução core business para Renault na América Latina", diz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.