Sofist tem como meta faturar R$ 140 milhões até 2026

0

A Sofist, consultoria ultra especializada em qualidade de software, sediada em Campinas, no interior do estado de São Paulo, tem a meta de crescer em 46% seu faturamento a cada ano e fechar 2026 com um faturamento de R$ 140 milhões. Para atingir esse objetivo, a empresa promove entre os desenvolvedores de software e donos desses produtos a cultura da qualidade, que norteia a Sofist desde sua fundação em 2008.

Segundo Bruno Abreu, CEO da Sofist, o cenário atual é que  sites e outros produtos precisam ser lançados com mais velocidade. O fato deles serem apresentados ao mercado com muitos bugs levou à necessidade de se priorizar a qualidade dentro da estratégia de tecnologia das empresas. "O consumidor está mais exigente, empoderado, ansioso, e quer uma experiência melhor quando utiliza um produto digital".

Entre as soluções da Sofist estão a realização de testes automatizados, humanos (realizados manualmente) e de stress, no qual é simulado um elevado número de acessos simultâneos a um ou mais produtos digitais. As soluções já são adotadas por empresas dos mais variados segmentos econômicos, como serviços financeiros, bancos e fintechs, tecnologia, mídia e telecomunicações, varejo, entre outros.

Para o CEO da Sofist, é necessário construir uma cultura em que a qualidade esteja integrada do começo ao fim do processo de desenvolvimento de software e eliminar a percepção de que os testes de um produto digital sejam feitos apenas no fim desse processo. "A realização dos testes apenas quando o produto está pronto demanda um retrabalho na correção de bugs e falhas, que podem consumir mais de 17 horas de trabalho semanais de cada desenvolvedor. Produtos disponibilizados no mercado com erros geram frustração no cliente final e perdas financeiras aos donos desses produtos. No entanto, isso também gera efeitos colaterais no time interno, como desmotivação, ansiedade e stress", explica Abreu.

Na avaliação do CEO, o papel do profissional de QA (quality assurance), profissional que normalmente trabalha hoje para identificar falhas e cuidar da qualidade do produto digital, vai mudar nos próximos anos. "Ele passará a atuar como um consultor e facilitador para os desenvolvedores e time técnico. Dessa forma, será possível promover a cultura de qualidade desde o início do desenvolvimento do software".

Abreu também visualiza a possibilidade de expansão da empresa no mercado internacional para os próximos anos. "O desejo de experiências internacionais como parte do nosso dia a dia é um anseio meu e do time. A expansão para o mercado além do Brasil é uma forma de oferecer aos colaboradores da Sofist a experiência de atender clientes internacionais", completa.

A projeção é que até 2026 a empresa alcance 400 colaboradores. Para que o crescimento seja concretizado sem ser afetado por uma possível escassez de mão de obra qualificada, a Sofist investe em programas de atração, retenção e formação de novos talentos, com foco na transparência de comunicação entre os profissionais e a gestão da empresa, além de iniciativas de desenvolvimento profissional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.