Solução líder da América Latina para que empresas realizem e gerenciem seus pagamentos, a Clara apresenta um novo recurso cujo objetivo é possibilitar que seus clientes gerenciem seus gastos de forma mais inteligente. A partir do uso de Inteligência Artificial, a nova ferramenta, batizada de “Insights”, traz – como o próprio nome indica – insights sobre oportunidades de economia nas finanças corporativas.
Entre os insights disponíveis no momento estão a identificação de assinaturas de softwares ou outros serviços em duplicidade; mudança no valor de uma assinatura; encerramento de uma assinatura; aumento nos gastos em um comércio específico; aumento nos gastos de um usuário específico, comparativos com outras empresas e mais. Tudo para que o cliente consiga promover ações práticas voltadas para a economia de recursos.
Ao ter acesso à ferramenta de Insights, um gestor financeiro será avisado, por exemplo, se houver um aumento no volume pago a um determinado e-commerce, como Amazon ou Mercado Livre, e, com isso, pode implantar diretrizes e recomendações para reduzir os gastos dessa natureza. Caso duas áreas estejam pagando assinaturas do mesmo software (seja Canva, ChatGPT ou outros), a identificação também acontece de forma simples, o que permite que despesas desnecessárias sejam eliminadas.
A Inteligência Artificial, tecnologia que permitiu o lançamento desse recurso, é responsável por identificar os padrões na utilização dos cartões de crédito de cada empresa que realiza pagamentos com a Clara e avisar sobre desvios nesse comportamento. Seu desenvolvimento foi realizado internamente, pelo time de dados interno em parceria com as áreas de UX e produto, com base na experiência com mais de 10.000 empresas que utilizam os meios de pagamento da marca diariamente.
Atualmente, a Clara conta com clientes no Brasil, Colômbia e México, que realizam juntos mais de uma transação por segundo com os cartões de crédito da marca. A ideia é que, cada vez mais, esse imenso volume de dados gerados a cada compra se transforme em um conhecimento à disposição dos próprios usuários. Inclusive, é possível que clientes peçam para ter insights customizados de acordo com suas necessidades.