No final do primeiro semestre do exercício, a Indra confirma seus objetivos de crescimento nas vendas, a margem operacional recorrente e eleva a meta de contratação para o ano de 2010.
A evolução da Indra durante o primeiro semestre está em alinhamento com as previsões da companhia, levando em consideração o ambiente macroeconômico e setorial de significativa dificuldade e complexidade. Para a empresa, o mercado internacional continua sendo o motor de crescimento, enquanto que o mercado espanhol continua afetado por uma forte atonia. Na primeira parte do ano, foram obtidos importantes projetos plurianuais que reforçam a carteira de pedidos da companhia.
A contratação cresce mais do que o previsto
Assim, no primeiro semestre do ano, a contratação continuou crescendo a um ritmo alto, 8%, até atingir 1.663 milhões de euros, o que tem levado a companhia a elevar seu objetivo de crescimento de contratação em torno de 7%, 2% a mais do que foi anunciado no começo do exercício.
As vendas têm se posicionado em 1.329 milhões de euros, o que representa praticamente manter o nível atingido (-0,4%) no primeiro semestre do ano anterior. No mercado internacional as vendas se incrementaram 9% impulsionadas, sobretudo, pela América Latina, enquanto que no mercado nacional têm diminuído 5%. Por setores, destaca-se o aumento em Transporte e Tráfego (10%), Telecom e Mídia (9%) e, a queda em Segurança e Defesa (-12%).
O resultado atribuível na primeira metade do ano foi de 101 milhões de euros, 3% superior ao do primeiro semestre de 2009, isolando os custos extraordinários e não recorrentes, e 6% inferior após considerar ditos custos extraordinários. A margem operacional recorrente (Margem EBIT antes dos custos extraordinários sobre as vendas) foi de 11%.
A carteira de pedidos alcançou 2.919 milhões de euros, 12% a mais do que no primeiro semestre de 2009 e equivalente a 1,2 vezes as vendas dos últimos doze meses. Considerando as vendas realizadas no primeiro semestre e o valor da carteira de pedidos executáveis até o final do ano, a cobertura do objetivo da cifra de vendas é de 92% para o ano de 2010, em linha com a do exercício precedente.
Ratificação dos objetivos 2010
A Indra espera que a evolução nas vendas melhore durante o segundo semestre, particularmente no mercado espanhol. Os mercados internacionais continuarão tendo um comportamento muito positivo nas contratações e nas vendas, fundamentalmente na América Latina e nos países em desenvolvimento. Atualmente, a companhia está participando de importantes projetos em fase de adjudicação com previsão para concretização até o final do exercício.
- Anúncio de resultados