A Apple apresentou nesta quinta-feira, 23, pedido de apelação contra decisão preliminar da Corte de Falências dos Estados Unidos que deu ganho de causa à Kodak em processo envolvendo patentes. A fabricante do iPhone disputa os direitos sobre oito registros de patentes de imagem digital, algumas das mais valiosas de um pacote de tecnologias que a companhia de fotografia pretende leiloar. A ação interfere na venda de patentes da Kodak, avaliadas em US$ 2,6 bilhões, e na estratégia traçada para tentar levantar a concordata, cujo pedido foi feito em janeiro.
No começo do mês, a Kodak conseguiu uma vitória parcial concedida pelo juiz Allan Gropper. Ele determinou que duas patentes envolvidas no processo não pertencem à Apple, dada a demora em levantar os argumentos que validam a suposta propriedade dos registros. De acordo com o blog All Things Digital, ligado ao The Wall Street Journal, a norte-americana já tinha dado indícios que não aceitaria a decisão do juiz.
A apelação da Apple segue o anúncio de adiamento da data final para recebimento de lances pela Kodak. O aumento do prazo teria ocorrido devido ao baixo valor alcançado entre as propostas de compra iniciais.