Empresas receberam dinheiro do governo para cobrir custos referentes ao Prism, diz jornal

0

Em mais um capítulo da série de denúncias sobre a espionagem do governo dos Estados Unidos, o jornal inglês The Guardian revelou nesta sexta-feira, 23, que a Agência de Segurança Nacional (NSA) pagou milhões de dólares para cobrir custos de grandes empresas de internet acusadas de envolvimento no programa de vigilância Prism, denunciado pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden.

As empresas em questão são o Google, Yahoo, Microsoft e Facebook, e, segundo o jornal inglês, os documentos revelam que os custos incorriam de novas certificações demandadas pelo Tribunal de Vigilância de Inteligência. Essas certificações eram exigidas pela NSA para que o tribunal fornecesse quadro legal para as operações de vigilância.

Na sequência do acordo com o tribunal, a NSA trabalhou em uma solução para gerenciamento dos processos, aparentemente ilegais. O problema é que o vencimento das certificações custou milhões de dólares aos fornecedores de informações para o Prism, que deveriam estendê-las após a data de expiração. Os custos foram cobertos pela Fonte de Operações Especiais, de acordo com o documento, que lida com todos os programas de vigilância da agência que dependem de "parcerias corporativas" com provedores de internet e de telecomunicações para acessar dados de comunicações.

A revelação de que dinheiro do governo foi usado para cobrir custos das empresas supostamente aliadas do programa de espionagem americano levanta novas questões sobre o relacionamento entre as provedoras de tecnologia e a NSA. As companhias, por sua vez, já fizeram inúmeros declarações se dizendo inoccentes e procuram mostrar mais transparência sobre os dados que são fornecidos para o governo, negando participação em qualquer programa de espionagem.

Em contato com as empresas para saber o posicionamento frente às novas acusações, o The Guardian obteve resposta do Yahoo, que disse que "a lei federal exige que o governo dos EUA reembolse os fornecedores por custos incorridos para responder a processos legais obrigatórios e impostos pelo governo". "Nós solicitamos o reembolso de acordo com esta lei."

Já o Facebook respondeu dizendo que "nunca recebeu qualquer compensação em relação a um pedido de fornecimento de dados do governo", enquanto o Google não respondeu a nenhuma das perguntas específicas que lhe foram colocadas, enviando ao jornal uma declaração geral negando participação no Prism ou qualquer outro programa de vigilância. A Microsoft disse que visa o reembolso do governo em uma base caso a caso, apenas cumprindo "ordens judiciais, pois é legalmente obrigada".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.