Cinco passos para adotar a nuvem híbrida com segurança

1

Não há dúvida de que as organizações estão migrando para a nuvem em um ritmo mais acelerado do que nunca. A adoção da nuvem proporciona muitos benefícios que auxiliam as empresas a atingirem seus objetivos comerciais, como redução de custos, maior agilidade e mais escalabilidade.

Mas quais são os riscos? Quando dados confidenciais são transferidos ou armazenados na nuvem, surgem desafios regulamentares, de visibilidade e de controle para as equipes de segurança e conformidade das empresas. Na realidade, uma pesquisa sobre a adoção da nuvem realizada pela Intel Security revelou que 44% dos entrevistados acreditam que seus dados estão menos seguros na nuvem.

Felizmente, é possível atenuar os riscos seguindo práticas recomendadas e diretrizes úteis para que os dados sejam o foco da adoção da nuvem com maior proteção. Para proteger as nuvens híbridas (uma combinação de infraestrutura de TI tradicional, nuvens públicas e nuvens privadas), as organizações devem ter em mente estas cinco questões de segurança:

  1. Adquirir visibilidade

Com a nuvem pública, é fácil contratar recursos computacionais e espaço de armazenamento em questão de minutos. Essa agilidade é um dos grandes atrativos da nuvem, mas também gera um desafio de visibilidade e controle para a equipe de TI da empresa, pois os usuários corporativos podem implementar soluções de nuvem sem o conhecimento da TI. O relatório sobre a segurança na nuvem da Intel Security revelou que menos da metade (45%) dos participantes diz ter visibilidade de implementações de SaaS na chamada "shadow IT", enquanto apenas 42% declararam o mesmo sobre a existência de IaaS na "shadow IT". A equipe de TI precisa implementar soluções de segurança que proporcionem visibilidade da nuvem para que seja possível aplicar políticas de segurança e, assim, proteger a empresa. O objetivo deve ser assumir o controle dos serviços da "shadow IT" para ajudar no cumprimento da missão do departamento e, para isso, a identificação desses serviços é uma prioridade.

  1. Estabelecer a segurança centrada nas cargas de trabalho

As nuvens híbridas são uma combinação de vários tipos de nuvem e podem incluir a infraestrutura gerenciada do cliente ou de terceiros. Como o perímetro tradicional já não existe no atual mundo altamente móvel e conectado à nuvem, os controles tradicionais de segurança de perímetro não são capazes de oferecer a proteção necessária. Complementar a segurança de perímetro e rede com um modelo centrado nas cargas de trabalho ajudará a resolver a falta de visibilidade e permitirá a implementação de controles por política, com a finalidade de proporcionar uma cobertura de segurança mais completa.

  1. Adotar a automação

Se a sua equipe de operações de segurança é como a maioria, ela já percebeu como é difícil manter a eficiência quando a carga de trabalho só aumenta, mas o número de funcionários continua o mesmo. Em um estudo recente, 46% das organizações afirmaram enfrentar uma "carência problemática" de profissionais com conhecimentos em segurança cibernética e 1/3 dos participantes comentou que especialistas em segurança na nuvem são os profissionais mais em falta. Proteger a infraestrutura de nuvem híbrida com a automação eleva consideravelmente a eficiência operacional, além de melhorar a postura de segurança da empresa.

4.Incorporar controles de segurança com base nos ativos

Identifique as prioridades de segurança, privacidade e conformidade de cada sistema específico e implemente o nível de proteção correspondente. Você não deve ter uma única política para tudo.

  1. Adotar a segurança integrada

Nosso relatório sobre segurança na nuvem revelou que as organizações usam, em média, 43 serviços de nuvem diferentes, mas somente 35% delas usam uma solução integrada para gerenciar a segurança para todos esses serviços. Por definição, as nuvens híbridas são heterogêneas, portanto, uma política universal não funciona. Em vez disso, adote uma estrutura de segurança que facilite a integração de várias funções de segurança nos processos diários. Uma abordagem integrada minimiza as oportunidades e o impacto de táticas de ataque emergentes e simplifica a proteção da sua infraestrutura de nuvem híbrida.

Algo é inegável: a nuvem é o novo padrão. Para controlar os riscos, é necessário colocar a segurança no centro dos seus processos de aprovisionamento, implementação, gerenciamento e conformidade.

Scott Montgomery,  vice-presidente e estrategista técnico-chefe do Intel Security Group.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.