Publicidade
Início Blogueria Transformação além do digital: aliando cultura à estratégia

Transformação além do digital: aliando cultura à estratégia

0
Publicidade

Aplicar a tecnologia para solucionar problemas e mudar a forma de fazer um processo para atender demandas do mercado é o que chamamos de transformação digital das empresas. Mas não é só o digital que transforma, tampouco esse fator isolado faz as empresas crescerem de forma sustentável.

Em 2020, as empresas tiveram que acelerar o processo de digitalização para enfrentar os desafios que o momento trouxe. Mas e daqui para a frente, em que velocidade esse processo acontecerá?

Os planos estratégicos estão sendo revisitados em períodos cada vez mais curtos, isso porque, além da mudança ser uma constante, a cultura organizacional é viva e os desafios das corporações aumentam em todas as esferas, partindo do princípio básico de fazer “a roda girar”, até a preocupação crescente com o ecossistema que fomentam, direta ou indiretamente.

As ações de transformação digital ganharam relevância não só na agenda dos conselhos de administração, mas também no dia a dia de todos os colaboradores, assim como a força e impacto da cultura empresarial – que é tão vital quanto à estratégia desenhada para o futuro de todo negócio. E isso significa impactar além do digital.

Investimentos em tecnologia e uma cultura de inovação são importantes para impulsionar transformações, mas sem estratégia clara e envolvimento de todos neste processo, as mudanças necessárias correm o risco de perderem o foco. Por isso, uma transformação assertiva precisa ser conduzida com ações em que toda empresa participa, vivencia, experimenta, ajusta, valida, executa e acompanha a evolução do plano estratégico de transformação.

O comprometimento das pessoas envolvidas tem de acontecer para que tudo funcione além da tecnologia.

Em função da necessidade de respostas rápidas, a importância do cliente como centro do negócio permeada por toda empresa, define o ritmo de urgência do processo de evolução em busca de produtos e serviços melhores em todos os pontos de vista; de fora para dentro e de dentro para fora.

Em cenários imprevistos, a reação à mudança também é pautada pela forma como as pessoas se sentem em relação ao ambiente e à segurança que ele traz, seja por sua solidez, pelo espírito de equipe e até mesmo pela transparência nas decisões e comunicações. Isso é cultura.

Não é à toa que se tem falado cada vez mais sobre a importância de uma cultura empresarial forte para que o comprometimento com a estratégia seja efetivo. Nesse cenário, como as empresas podem se fortalecer da estratégia à execução?

Cultura e imagem organizacional positiva, ampliação dos horizontes da empresa, e melhoria na eficiência operacional contribuem para uma transformação sólida. A adoção de constantes ações de incentivo à inteligência coletiva, colaboração e comunicação entre todas as áreas, é também o começo de algo grandioso.

A transformação digital envolve o uso de tecnologia para executar um processo com mais eficácia. Quando realizada e implementada com uma cultura de incentivo para criação do novo, permite a inovação das organizações e criação de valor para os clientes, além de evolução contínua de suas estratégias e táticas, com pessoas e para pessoas.

José Luiz Fleury, diretor de Estratégia & Transformação na One7.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile