Mais um município baiano acaba de ganhar acesso à informática e à internet. Trata-se da cidade de Antônio Cardoso, distante 139 quilômetros de Salvador, na região de Paus Altos, onde moram os trabalhadores da associação rural, conhecidos pelo domínio das técnicas agrícolas e de produção de alimentos.
O telecentro foi criado pelo Serpro e entrou em operação na última sexta-feira, 18. Agora, as 62 famílias que integram a Associação Comunitária Rural do Tabuleiro de Paus Altos e Adjacências (Ascortapa) contam também com acesso gratuito à internet.
A Associação Rural, formada em 2002, é organizada em quatro grupos produtivos principais – avicultura, mandiocultura, produção de doces e apicultura – e engloba comunidades dos distritos de Santa Cruz, Paus Altos, Caroá e Bananeira. Em 2007, a entidade fundou o movimento quilombola, uma forma de reconhecimento das origens dos seus componentes, e iniciou também a construção da sua sede.
Com o apoio de instituições como o Serpro, Caritas Brasileira, Embrapa, governo do estado, Sebrae e outras, os trabalhadores têm obtido diversas conquistas desde a criação da associação. Entre elas estão a construção de cisternas, implantação de eletricidade, campanha de reflorestamento, aquisição de novas áreas produtivas e, neste último dia 18, o telecentro.
Além da produção de alimentos, a Ascorpa realiza cursos de capacitação nas áreas na qual atua, apoia feiras de agricultura familiar no município e seus membros participam de diferentes conferências e seminários nacionais. Estas e outras ações, como a parceria com o governo da Alemanha, poderão ser ampliadas com a recente conquista da conexão à rede mundial de computadores.
- Acesso à internet