A Gemalto anunciou nesta segunda-feira, 23, que irá fornecer sua carteira de motorista eletrônica Sealys para o Imprimerie Nationale, departamento público de impressão da França, como parte de um contrato plurianual. O valor do contrato não foi revelado. O software permitirá que a carteira de motorista, feita de policarbonato, incorpore um microprocessador que pode ser lido e verificado via leitor sem contato.
O Imprimerie Nationale também selecionou a solução Coesys Issuance da Gemalto para personalizar o novo documento eletrônico interno. Desde 2008, o órgão tem acordo para expedição de passaportes e vistos de residência eletrônicos para seus cidadãos e residentes.
A nova carteira de motorista eletrônica da França substitui o documento tradicional, de papel, ajudando no combate a fraudes e, ao mesmo tempo, dando forte proteção a dados pessoais. Segundo o estudo “L’usurpation d’Identité” Guy de Felcourt, CNRS éditions – Juillet 2011, acredita-se que das carteiras de motorista em circulação na França de 5 a 10% sejam falsas.
Como parte de um programa da União Europeia para a padronização de documentos em todos os países membros, as carteiras de motorista expedidas ou renovadas na França desde 16 de setembro de 2013 terão de adotar o novo design. O Imprimerie Nationale é responsável por elaborar o sistema, operacionalizando a produção e personalização das carteiras, e selecionou a Gemalto como principal fornecedor de subsistemas de identidade eletrônica.
A carteira de motorista eletrônica Sealys vai armazenar de forma segura os detalhes pessoais impressos no documento, permitindo que a polícia verifique, rápida e eficazmente, a identidade do portador da carteira. A solução oferece ainda o potencial de transformar a carteira de motorista francesa em um cartão inteligente multifuncional, com capacidade para incorporar outros serviços, tais como rastreamento de seguro, permissões, detalhes sobre as licenças do veículo e pagamento de impostos. Além disso, pode ser usada para liberar o acesso seguro a veículos de locação e compartilhamento por intermédio de terminais totalmente automatizados.