O desafio do balde de gelo e o post de oportunidade

0

O sucesso das redes sociais na sociedade atual reflete o comportamento natural do ser humano de se comunicar. Por meio dessas plataformas, ficou mais fácil compartilhar uma ideia ou opinião e até mesmo envolver grandes grupos em prol de temas importantes, como tem acontecido bastante ultimamente, com as pessoas chamando a atenção de tantas outras para assuntos importantes por meio de desafios lançados no Facebook.

E é aí que as marcas precisam ficar atentas a este tipo de movimento e se forem rápidas o suficiente podem criar ações aproveitando o buzz em torno dessas campanhas. O chamado "post de oportunidade", desde que alinhado aos valores e propósito da empresa, pode gerar grande visibilidade.

O Ice Bucket Challenge, por exemplo, é um caso recente e bastante representativo para ilustrar este fenômeno, quando assuntos quentes que jamais poderiam ser previstos acabam gerando uma repercussão incontrolável e vão além de limites de cidades, países, classes sociais e ganham proporções globais. Neste caso específico, a campanha solidária para ajudar a ALS Association, de apoio a pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica, alcançou só no Facebook, inimagináveis 1,2 milhão de vídeos publicados pela rede.
Muitas empresas aproveitaram a grande visibilidade que a campanha ganhou no mundo inteiro e, em pouco tempo, prepararam vídeos, como foi o caso da Samsung, com o Galaxy S5, aparelho à prova d'água, que aproveitou a sacada e desafiou os seus concorrentes iPhone 5S, HTC e Nokia Lumia.

São assuntos como esse que estão em alta, que podem ser utilizados para associar aquele conteúdo à marca para incentivar a interação e a conversa com o público. Entretanto, este tipo de ação acaba por exigir da agência que gerencia a presença social da marca, total habilidade, agilidade e estrutura para identificar a oportunidade, receber a demanda, produzir o post, aprová-lo e publicá-lo antes que o assunto esfrie.

Apesar de não ser complexo, o processo de produção deste conteúdo precisa ser ágil, desburocratizado e inteligente. Não basta sair captando qualquer assunto quente, mas exige uma boa percepção da equipe de conteúdo em analisar a temática e sua relação com o posicionamento, relevância e estratégia da marca, desenvolver a ideia (brainstorming), produzir, aprovar e postar em um curto período. Ou seja, para ampliar as chances de sucesso, o conteúdo precisa estar logo nas redes, enquanto o assunto ainda está quente. Em uma analogia ao mundo offline, seria o mesmo que você iniciar um assunto na sua roda de amigos quando ninguém mais está falando sobre ele.

Por isso, não basta ter uma ideia genial se perder o timing. Para que isso não ocorra, a dica é organização e uso de tecnologias e ferramentas para gestão e aprovação de conteúdo, o que acelera, facilita e otimiza toda interface entre agência e cliente.

Bom post de oportunidade para você e o desejo de que ele se propague organicamente!

Daniella Valentin, cofundadora da Properly

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.