Publicidade
Início Blogueria Segurança em IoT: sete pontos fundamentais que você precisa saber

Segurança em IoT: sete pontos fundamentais que você precisa saber

0
Publicidade

As empresas de hoje estão se transformando rapidamente e a definição de suas redes está em constante mudança. Nuvens híbridas, dispositivos IoT e agora, home office. Com a expansão da borda da rede, aumenta também o risco cibernético conectando empresas a ataques virtuais frequentes, graves e sofisticados.

Para se proteger, companhias precisam acabar com a dependência de medidas de segurança reativas e, mais do que nunca, apontar soluções. Como alternativa, é preciso adotar uma segurança de rede inteligente e proativa, impulsionada por machine learning – uma mudança radical de mentalidade em cibersegurança.

Especialistas em segurança IoT e líderes do setor discutiram recentemente em um evento de lançamento de produto sobre a necessidade urgente de uma maneira nativamente integrada e sem assinatura de proteger os dispositivos IoT nas empresas.

Listamos a seguir os sete principais pontos a serem destacados no que tange à segurança em IoT:

  • Cada vez mais dispositivos IoT estão conectados a redes corporativas. Esses dispositivos apresentam uma quantidade cada vez maior de riscos de segurança. Cerca de 45% das empresas já têm algum tipo de implementação IoT e outros 26% estão planejando implantar algum dispositivo IoT nos próximos 12 meses.
  • Garantir investimentos em IoT tornou-se fundamental para as organizações sobreviverem e prosperarem. A maioria das empresas concorda com isso. Para 76% delas, garantir IoT é uma prioridade. No entanto, apenas 16% se sentem preparados para proteger seus dispositivos IoT contra ameaças virtuais.
  • Dispositivos IoT apresentam desafios específicos de segurança e muitos deles são trazidos para as organizações sem o conhecimento da TI. Desafiador o suficiente para proteger, até mesmo identificá-los na rede, antes de mais nada, já é uma tarefa difícil.
  • A maneira mais eficaz de lidar com os desafios de segurança que surgem de dispositivos não gerenciados na rede é, gerenciá-los. Uma solução de segurança IoT identifica cada dispositivo, determina quais não estão executando proteção endpoint e protege todos eles independentemente.
  • A solução de segurança IoT ideal usa uma abordagem de aprendizado de máquina (ML) e integra perfeitamente todos os cinco estágios do ciclo de vida IoT – desde a descoberta de dispositivos IoT e seus riscos associados até ajudar a avaliar vulnerabilidades e implementar práticas recomendadas para controlar novos riscos à medida que é inevitavelmente criado.
  • A solução de segurança IoT ideal empodera as equipes de TI para que monitorem proativamente o risco do dispositivo, detectem anomalias, recomendem e apliquem políticas para fiscalização e prevenção de ameaças, ao mesmo tempo que garante o nível de visibilidade mais preciso e profundo.
  • E o mais importante, a solução de segurança IoT ideal é fácil de implementar. Configurado com recursos exclusivos e construções de políticas em firewall de última geração com tecnologia ML, a solução para IoT deve permitir que as equipes de TI apliquem segmentação de rede com reconhecimento dos grupos de dispositivos para reduzir o risco, automação para minimizar o esforço manual e prevenção para eliminar ameaças conhecidas e desconhecidas. A ferramenta precisa ser como um interruptor, apenas ligando a chave para começar.

Com estas medidas sua empresa ficará muito mais protegida frente aos novos ataques.

Marcos Oliveira,  country manager da Palo Alto Networks Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile