Amazônia, berço de … startups

0

A maior floresta tropical do mundo. Esse é o título da floresta tropical amazônica, que cobre grande parte do noroeste brasileiro e se estende até a Colômbia, Peru e outro países da América Latina. Atravessada por milhares de sinuosos rios, dentre eles o Rio Amazonas, a região concentra importante parte do bioma natural do Brasil, com cerca de 2,5 milhões de espécies de insetos, dezenas de milhares de plantas e cerca de 2 mil aves e mamíferos.

Nos últimos anos, falou-se ainda mais sobre a região, justamente pelas incontáveis queimadas e problemas de preservação da natureza local. Porém, o que pouco se fala é que a Amazônia tem se tornado um berço não só para as espécies acima citadas, mas também para as startups.

Esse é um ecossistema ainda em formação e que vem se estruturando melhor a cada ano. Nós, que já atuamos no setor de inovação e tecnologia há alguns anos, conseguimos notar que os investimentos em startups locais acontecem e, ainda que pontuais, ajudam no crescimento do mercado e elevam as chances de sucesso e ganhos de escala dessas iniciativas.

Segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), Manaus concentra hoje 84 startups, sendo os principais segmentos Educação, Saúde e Eventos. Além disso, 38,8% delas atuam com foco em B2B, 14,3% em B2C e 36,7% em B2B2C. 48,6% dessas startups manauaras já estão em fase de tração e apenas 8,6% já alcançaram a fase de escala.

Tais dados reforçam um ponto que sempre abordamos em nossa equipe. A importância dos hubs de inovação para impulsionar esses novos negócios. Esses hubs são atores importantes e têm a função de conectar o máximo possível de oportunidades, uma das estratégias para isso é gerar densidade em seu ambiente de forma que mais conexões aconteçam.

As startups da Amazônia têm impulsionado a bioeconomia local, gerando soluções diferentes para problemas enfrentados da mesma forma por décadas. Felizmente, hoje já contamos com cases de sucesso, como a Eu Direto, UME, eMercado, Communy, Trocados, Onisafra, Manaós Tech, entre outras.

Essas soluções brasileiras nascem de necessidades identificadas localmente e podem levar vantagem principalmente na fase de pesquisa e identificação da real dor do público-alvo. Ou seja, quase todas as iniciativas que temos em Manaus são criadas por meio de problemas do dia a dia, das pessoas comuns, que procuram por facilidades para que possam levar uma vida melhor, em diferentes aspectos.

O ecossistema de inovação da Amazônia ainda está em desenvolvimento e estruturação, mas acredito que estamos no caminho certo. O incentivo local, a proliferação de novos agentes focados na inovação e as demandas geradas pelas empresas da região favorecem o fortalecimento das ações e dos resultados alcançados de forma ágil, com menos esforço e mais dinamismo. Essa tração impulsionada pelas startups traz visibilidade e norteiam os caminhos da inovação em Manaus e região.

Daniel Goettenauer, especialista em Inovação do Manaus Tech Hub, iniciativa do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia com o propósito de contribuir com o ecossistema de inovação da região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.