Sete passos para implementar SAP S/4HANA com sucesso, segundo a Accenture

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A migração para o SAP S/4HANA pode se apresentar como um desafio para empresas que precisam mudar processos e redesenhar sua organização. No entanto, a Accenture aproveitou o SAP NOW Brasil 2021, evento da própria SAP realizado semana passada, para divulgar uma estratégia para uma migração de sucesso ao SAP S/4HANA, dividida em sete passos fundamentais:

Passo 1: estabelecer a visão de futuro

Qual o grau de transformação que pretende implementar? Qual é seu apetite e sua necessidade de transformação? A empresa pretende alavancar seu negócio em SAP, na nuvem, e integrar seus aplicativos atuais ou descontinua-los?

Passo 2: ter muito claro o "AS IS" da organização para poder estabelecer uma medição de valor com acuracidade.

Apurar e definir KPIs realistas e mensuráveis para o negócio.

Passo 3: definir a nova arquitetura tecnológica.

O SAP traz uma caixa repleta de ferramentas e então é preciso identificar o que mais cabe para atender as necessidades do negócio. A empresa defende que é necessário saber o que vai fazer com o SAP, se vai utilizar a nuvem e o que fazer com os sistemas legados.

Passo 4: avaliar o impacto desta nova arquitetura sobre os processos de negócios.

Analisar o processo utilizando diferentes lentes. Pergunte-se: como o nível de automação será impactado pela nova arquitetura? Os pontos de dor serão endereçados? Haverá alguma mudança na concentração de esforços? Os processos serão realizados de uma maneira mais rápida e acurada?

Passo 5: estimar o impacto em FTEs.

Será preciso menos pessoas para executar esses processos? Lembre-se que a nova arquitetura afeta de maneira direta a forma com que as pessoas trabalham e que muitas atividades serão automatizadas e, consequentemente, irão requerer um número menor de pessoas. Com essa otimização, será preciso pensar em uma nova composição da pirâmide organizacional, que considere a incorporação de pessoas mais analíticas.

Passo 6: analisar os KPIs de negócios.

Foque em três tipos de KPIs:

KPIs associados ao nível de automação dos processos
KPIs de acompanhamento de processos
KPIs de valor
A intenção é apurar não somente o KPI antes da transformação, mas também a ambição da companhia com relação à melhoria do KPI após a transformação.

Passo 7: construir o business case dessa migração.

Detalhar todas as alavancas de valor acionadas pela migração para cada um dos processos em escopo e definir um roadmap de implantação baseado na geração de valor para o negócio.

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