Net obtém ganhos de 20% com modelo multisourcing

0

A troca do modelo de contrato full outsourcing pelo multisourcing gerou uma economia de 20% para a operadora de TV a cabo Net. Os ganhos foram obtidos com melhores negociações na hora de selecionar o fornecedor, contabiliza Miguel Marioni, diretor de tecnologia da companhia. A empresa trabalhava com apenas um fornecedor e atualmente conta com quatro grandes provedores.

O executivo destaca que a contratação de múltiplos fornecedores melhorou a gestão de custos dos serviços, trouxe mais flexibilidade e permite selecionar parceiros especializados para determinadas atividades. ?Antes, no full outsorcing era mais difícil identificar quanto a empresa pagava por alguns serviços, como o help desk?, diz Marioni.

A Net terceirizava os serviços de TI para a EDS e após uma análise interna resolveu descentralizar os contratos, deixando nas mãos da parceira o processamento de data center, manutenção e suporte de sistemas. A CPM assumiu o gerenciamento da rede local e help desk ao usuário final, enquanto a parte de segurança ficou com a Proteus Security Systems. Numa última etapa, a empresa contratou a Simpress, distribuidora no Brasil da Ricoh, para gerenciar todo o parque de impressão.

?Queríamos empresas mais especializadas e deixamos a EDS com o que ela sabe fazer de melhor e buscarmos parceiros para outros serviços?, explica Marioni. Com essa estratégia, a operadora reduziu o prazo dos contratos, que era de cinco anos e agora são revistos a cada três anos.

Foco no negócio

Juntamente com a adoção do modelo de contratação multisourcing, a operadora de TV a cabo decidiu trazer para dentro de casa profissionais que conheciam o seu negócio e estavam nas provedoras de serviços. Quando eles iam embora, a Net perdia essas peças-chave para sua operação.

"Percebemos que precisávamos dessas pessoas dentro da Net acompanhado a nossa operação e fazendo parte do nosso negócio. Não podíamos depender de terceiros", afirma o diretor de TI da operadora.

Atualmente, a Net conta analistas baseados na companhia que estão na linha de frente com as unidades de negócios. "Temos hoje um analista que fala, por exemplo, com o departamento de faturamento para saber quais são as soluções aderentes à demanda da companhia", diz Marioni.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.