Relator exclui pontos polêmicos do Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

0

O deputado Sibá Machado (PT-AC), relator do Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (PL 2177/11), apresentou substitutivo que retira os pontos polêmicos da proposta. O substitutivo é resultado do diálogo com o governo e das audiências públicas e seminários, em diversos estados. "Não é mais um código, mas é um projeto para alterar a Lei de Inovação (Lei 10.973/04) e melhorar a relação entre o empresariado e as instituições de pesquisa", explicou o relator durante audiência realizada na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 23.

Além de prever a criação de ambientes cooperativos de pesquisa e de geração de produtos inovadores, a proposta flexibiliza o regime de dedicação exclusiva de pesquisadores vinculados a entidades públicas. "Alguns tópicos do projeto inicial, embora importantes, guardam polêmica que pode impedir o avanço do debate, pois impactam em outros temas que ainda estão sendo trabalhados no âmbito do Poder Executivo", explicou Machado. "É o caso do tratamento de biodiversidade, que optamos por regulamentar mais adiante, em texto próprio a ser oferecido a esta Casa pelo Poder Executivo."

O substitutivo trata da Política Nacional de Ciência e Tecnologia e do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, que já existem mas encontram dificuldades de implementação. Segundo o relator, dentre os principais pontos da proposta estão a introdução de novos instrumentos de fomento à pesquisa; o estímulo aos ambientes de inovação; o compartilhamento de infraestrutura de pesquisa com empresas; a prestação de contas simplificada por parte das entidades;
e a concessão de recursos diretamente ao pesquisador.

Novas propostas

Ainda segundo o relator, os pontos mais polêmicos contidos no projeto inicial de código, do deputado Bruno Araújo (PSDB-PE) e outros nove parlamentares, vão virar novas propostas. É o caso dos dispositivos que facilitam o acesso à biodiversidade brasileira para fins de pesquisa biológica e dos pontos que flexibilizam a Lei de Licitações (8.666/93) para as compras e contratações no setor.

"As aquisições e contratações de bens e serviços destinados a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação serão tratadas em proposta específica, a ser encaminhada pelo Poder Executivo, estabelecendo regime diferenciado de contratação pública (RDC) para o setor", afirmou Machado. Também será tratado em outro projeto a isenção de impostos de importação para materiais de pesquisa.

O parecer, que seria apreciado ainda nesta quarta-feira, pela comissão especial que analisa o texto, teve sua votação adiada, sem nova data definida. Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.