Sondagem indica desempenho fraco do setor eletroeletrônico em setembro

0

A indústria eletroeletrônica apresentou resultado fraco em setembro em relação ao mês anterior, de acordo com sondagem realizada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) junto às empresas associadas. O relatório aponta que 43% das empresas do setor tiveram queda nas vendas e no volume de encomendas, enquanto 29% apresentaram crescimento nas vendas. Além disso, 57% das empresas pesquisadas relataram que suas vendas ou encomendas ficaram abaixo das expectativas, número 16% superior ao verificado na sondagem de agosto (49%).

Já na comparação com setembro do ano passado, 51% dos entrevistados indicaram que as vendas ou entrada de encomendas cresceram — percentual bastante próximo aos verificados nos dois últimos meses — enquanto 29% registraram queda.

De acordo com o estudo, os negócios do setor eletroeletrônico continuaram amparados pelo mercado de bens de consumo de tecnologia avançada, como tablets e smartphones, bens de capital seriados e equipamentos para infraestrutura de telecomunicações.

Exportações

Em relação às exportações, os dados da Abinee indicam que ainda é baixo o percentual de empresas que apresentaram crescimento nas exportações (23%), mesma porcentagem de empresas que indicaram redução nas vendas externas no período. Dados efetivos, no entanto, mostram que as exportações de produtos eletroeletrônicos cresceram 8% em setembro deste ano em relação a igual mês de 2012, após quedas sucessivas a partir de maio.

Perspectivas

Mesmo com os resultados aquém do esperado, as empresas do setor eletroeletrônico estão otimistas quanto ao desempenho para os próximos meses, já que 56% das consultadas esperam crescimento das vendas em outubro. Para o quarto trimestre, essa fatia é de 58%. Quando considerado todo o segundo semestre, 57% das companhias esperam alta nas vendas e remessas em relação aos primeiros seis meses do ano.

Quando considerada a perspectiva para o consolidado do ano, o otimismo é um pouco maior – 59% das companhias consultadas pela Abinee estão com previsões de crescimento, 22% esperam estabilidade e 19% indicam queda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.