Pressionada por órgãos reguladores e clientes, Amazon instala data center na Alemanha

2

A Amazon.com anunciou nesta quinta-feira, 23, a abertura de um data center em Frankfurt para tornar seus serviços de web mais atraentes para as empresas que querem manter as operações de computação em nuvem na Alemanha. A montagem do novo site é também uma medida para tranquilizar os clientes no país de que suas informações estão a salvo dos olhares indiscretos do governo dos EUA.

A instalação de data centers no exterior por empresas de tecnologia se intensificou depois das denúncias do ex-técnico da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos, Edward Snowden, que vazou para a imprensa milhares de documentos sobre o vasto programa de espionagem do governo americano. Muitas delas perderam clientes em razão do escândalo.

Construído pela Amazon Web Services (AWS), braço de computação em nuvem da varejista online, o objetivo da empresa com um data center local é tentar atrair clientes que relutam em contratar ou expandir o uso do serviço, a menos que as informações permaneçam na Alemanha. Este é o segundo site da AWS na Europa — o primeiro foi instalado na Irlanda —, que tem mais 11 data centers ao redor do mundo. A AWS tem milhares de clientes na Alemanha e usando data centers na Irlanda e em outros lugares, que preferem que seus dados fiquem em casa, segundo o vice-presidente sênior da companhia, Andy Jassy, disse ao The New York Times.

Outro motivo para a implantação do data center em Frankfurt é que tanto o órgão regulador alemão quanto a Comissão Europeia impõem restrições para o armazenamento de dados de seus cidadãos. Além disso, com o site local, a Amazon não terá de mudar qualquer um dos seus softwares de segurança ou de privacidade, além de operar com funcionários locais. Além disso, o site alemão também permitirá a AWS atender clientes doLeste Europeu e até mesmo do Oriente Médio.

Durante muito tempo, a Amazon e outros provedores de nuvem resistiram a instalar seus data centers no exterior, argumentando que suas proteções eram eficazes em qualquer lugar. No entanto, os órgãos legisladores de muitos países não estão convencidos disso e impondo cada vez mais restrições ao armazenamento de informações pessoais.

A Amazon Web Services nunca constou das revelações de Snowden sobre as violações aos dados de empresas por parte da NSA, mesmo assim as exigências têm aumentado. No caso da União Europeia, há regras que proibem que o backup de alguns dados seja armazenado na Irlanda ou em um país fora do bloco econômico. "É importante para redundância e recuperação de desastres. Há uma percepção ou razão cultural para manter as coisas na Europa", disse Adam Selipsky, vice-presidente de produto da Amazon Web Services. "Clientes alemães queriam um local em solo alemão, seja para percepção ou razões legais."

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.