Publicidade
Início Blogueria Aplicações inteligentes com Machine Learning

Aplicações inteligentes com Machine Learning

0
Publicidade

Vivemos na era do excesso de informações, onde diariamente são gerados cerca de 2.5 exabytes de informação (um exabyte = um milhão de terabytes), e segundo estimativas do IDC, empresa líder em inteligência de mercado e consultoria nas indústrias de tecnologia da informação, telecomunicações e mercados de consumo em massa 1e tecnologia, em 2025, cerca de 175 zetabytes serão gerados em um único ano.

Até o final de 2025 a estimativa é que atinja um zetabyte, que representa mil exabytes. O fato é que a quantidade de dados gerada pela humanidade dobrará a cada dois anos, e cerca de 80% desses dados serão “não estruturados”. Como exemplo estão: fotos, sons, vídeos, e-mails, documentos, apresentações ou páginas da internet, que não são facilmente processados pelos computadores.

Segundo estudos da Neurociência, o cérebro humano é capaz de armazenar e processar cerca de 2.5 petabytes de informação (um petabyte = mil terabytes). Comparado com o ritmo de crescimento dos dados, significa que uma pessoa tem a capacidade de processar somente dois minutos de informações gerados diariamente. Mas, se fizermos a mesma comparação em 2025, a proporção será reduzida para menos de um segundo de informação.

Por isso, as tecnologias de Big Data e Inteligência Artificial são tão importantes para a humanidade. Por meio delas, é possível construir aplicações inteligentes, que conseguem processar um volume de dados com melhor precisão, se comparado ao que o ser humano seria capaz fazer, o que facilita a vida cotidiana.

Atenta a tais possibilidades, a FH criou uma plataforma de Machine Learning e Big Data, com o objetivo de auxiliar as empresas a construírem aplicações que consigam processar dados não estruturados e sem a intervenção humana. A solução ainda permite aos seus usuários a melhor decisão a ser tomada, com base em um cenário real.

Entre os exemplos de aplicações inteligentes já fornecidos pela plataforma estão: o processamento automático de Notas Fiscais de Serviços de Entrada, a apuração do potencial de recuperação de créditos tributários e a validação da tributação de uma nota fiscal.

Uma decisão humana equivocada nesses exemplos poderia acarretar em grandes prejuízos. Por essa razão, o uso de aplicações inteligentes, fornecidas por meio de uma plataforma de Machine Learning, traz segurança para as empresas.

A plataforma foi concebida de modo a facilitar a sua integração a diversas fontes de dados (estruturados e não estruturados) de diversos fabricantes como SAP, Microsoft, IBM e Google. Por meio de três diferentes camadas, a solução fornece uma camada para leitura de grandes volumes de dados, outra para processamento dos dados com Machine Learning, e a terceira faz integração com outras aplicações via serviços ou interface gráfica com o usuário.

Rodrigo Kruger, delivery manager da FH.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile