O desafio da eficiência operacional em tempos de pandemia

1

Aprimorar a eficiência operacional sempre foi e será um desafio para as empresas, sobretudo em grandes operações como a que envolve a indústria de equipamentos e tecnologias para o setor bancário e financeiro. Afinal de contas, diminuir os custos sem comprometer a rentabilidade do negócio é uma daquelas equações fundamentais para manter qualquer organização equilibrada e saudável, oferecendo o melhor ao cliente. Mas o que fazer, no caso, quando o mundo muda sem aviso e sem qualquer precedente na história global? Como manter contas e processos em ordem quando tudo parece estar em plena transformação?

Essa é, sem dúvida, a situação provocada pela crise do Covid-19. De um dia para o outro, a pandemia fez com que companhias de todos os portes e tipos de atuação fossem simplesmente obrigadas a enfrentar uma nova realidade, mergulhadas em desafios como a necessidade de implementar distintos modelos de trabalho e produção, com características nunca imaginadas – principalmente em linhas de operação baseadas diretamente em linhas presenciais.

O fato é que tudo parou. E, para completar o cenário, os líderes ainda tiveram de aprender a gerenciar um ambiente com menos dinheiro, com profunda redução de receitas e consumo. Segundo pesquisas internacionais, por exemplo, quase 80% das organizações em todo o mundo tiveram redução de faturamento por conta da pandemia.

Ou seja: se antes da pandemia otimizar a eficiência operacional já era um dos focos de maior apelo para as companhias, à medida que a crise avança e impacta os resultados corporativos, entender como equilibrar as receitas e custos se torna uma demanda absolutamente imprescindível para a continuidade das ações. Produzir mais e gastar menos, portanto, deixou de ser uma simples opção.

Mas é possível aprimorar a eficiência das operações durante a crise? Felizmente, sim. O primeiro passo para isso é identificar os pontos de atenção e avaliar possíveis respostas para a recuperação das atividades. Depois, é preciso implementá-las. Em outras palavras, a demanda dos clientes mudou, e as empresas precisam mudar também.

Na área bancária, por exemplo, a pandemia de Covid-19 representou uma massiva mudança de comportamento dos consumidores, com a migração do uso de terminais físicos para a adoção de ferramentas digitais de autoatendimento. Segundo o World Retail Banking Report 2020, quase 60% dos clientes estão dando preferência às soluções de Internet banking, contra menos de 50% antes da crise. O momento exige que novas integrações sejam construídas, unindo o mundo do físico das aplicações on-line.

Esse é um exemplo simples, mas que certamente demonstra a necessidade de se rever constantemente o portfólio oferecido aos clientes. Revisar a oferta à disposição dos usuários é uma medida necessária e urgente, sobretudo em uma era cada vez mais baseada em reputação e imagem. O foco centrado no consumidor é uma maneira de manter as operações relevantes para a sociedade, oferecendo valor real para o público.

Vale salientar, contudo, que a atualização da oferta entregue aos clientes precisa ser uma ação que vá além do planejamento e da análise de mercado. Apesar da crise, é importante manter o investimento em tecnologias e recursos que, de fato, tornem a produção mais alinhada ao futuro, otimizando as soluções. Não por acaso, pesquisas destacam que a área de tecnologia da informação deverá ser uma das principais molas propulsoras da retomada econômica global, com crescimento acima de 20% já em 2021. O motivo é simples: para tornar suas operações mais inteligentes, ampliar a automação e a capacidade de gerenciamento é fundamental.

A tecnologia, aliás, não deve ser pensada e colocada à disposição apenas dos consumidores finais. Um ponto essencial para a otimização da eficiência operacional é o cuidado com os colaboradores. É preciso verificar com frequência se as necessidades dos funcionários para entregar um bom trabalho estão sendo atendidas e de que forma as empresas podem contribuir ainda mais. Ações de engajamento e reconhecimento, ainda que virtuais, também são uma boa alternativa para manter o time unido e fortalecido. Além disso, caso seja necessário, as organizações ainda podem avançar e oferecer apoio psicológico e até mesmo finance iro para colaboradores em situação de vulnerabilidade.

Nesse sentido, as empresas devem encarar que as mudanças impostas pelo Covid-19 não afetam apenas as produções e estratégias corporativas, mas também – e principalmente – as pessoas que fazem parte dela. Ter uma equipe engajada, com acesso a ferramentas de TI adequadas e conscientes da situação vivida é um diferencial único para maximizar a produtividade e evitar erros, desperdícios e desconexão – não somente com os sistemas de trabalho, mas também com o propósito da companhia.

Em um mundo sempre em constante transformação, a capacidade de se adaptar às mudanças do ambiente com agilidade tem sido apontada como uma das mais importantes habilidades a serem trabalhadas pelas lideranças corporativas no cenário atual. Diminuir os custos sem comprometer a rentabilidade do negócio faz parte desse desafio. As respostas e o desenvolvimento dessa habilidade, todavia, não se resumem a entender planilhas e relatórios. É essencial ter empatia para produzir mais, melhor e de forma mais eficiente.

José Luiz Romano, diretor financeiro da Diebold Nixdorf Brasil.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.