Dos US$ 7 bilhões de gastos combinados com publicidade e marketing promocional em redes sociais previstos para este ano em todo o mundo, US$ 5 bilhões – cerca de 71% – serão somente com despesas promocionais, de acordo com um estudo da Borrell Associates. De 2010 a 2015, a consultoria projeta que os investimentos em marketing promocional em redes sociais crescerão cerca de 380%. Em 2011, a cifra deve crescer 40%, para US$ 7 bilhões e, no ano seguinte, desacelerar cerca de 14%, totalizando US$ 8 bilhões. No entanto, em 2013, os gastos em marketing promocional devem dobrar, para US$ 16 bilhões, e continuar em rápido crescimento no ano seguinte, de cerca de 31%, para US$ 21 bilhões. Em 2015, os investimentos declinarão novamente, 12,5%, contabilizando US$ 24 bilhões.
Embora o relatório mostre que os gastos com publicidade em redes sociais se manterão em níveis inferiores às despesas com promoção ao longo dos próximos cinco anos, a taxa de crescimento total será um ainda maior, de 600%. Até 2015, a Borrell Associates estima que as despesas combinadas com publicidade e marketing promocional em sites de relacionamento chegarão a US$ 38 bilhões, o que, se confirmado, representará um aumento de aproximadamente 440% em relação aos US$ 7 bilhões estimados para 2010.
No ano que vem, os gastos com publicidade em redes sociais crescerão 200%, de US$ 2 bilhões para US$ 6 bilhões, colocando-a próxima dos investimentos com marketing promocional. As despesas com anúncios se aproximarão ainda mais dos gastos com promoção em 2012, aumento quase 17%, para US$ 7 bilhões. Em 2013, no entanto, os gastos com publicidade ficarão novamente abaixo das despesas com promoção, embora com um crescimento bastante saudável, de 43%, para US$ 10 bilhões. Essa expansão continuará na faixa de 20% até 2014, para US$ 12 bilhões, atingindo 17% em 2015, quando totalizará US$ 14 bilhões.
A análise da Borrell indica que o rápido crescimento dos gastos com publicidade e marketing promocional em redes sociais será alimentado pelo aumento do consumo de serviços de sites de relacionamento. O documento cita dados da comScore, que aponta que o Facebook sozinho teve mais de 100 milhões de visitantes únicos nos Estados Unidos em dezembro de 2009 e 400 milhões de usuários registrados no mundo. A média de visitas por usuário do Facebook chegou a 27 durante este mês, o que representa quase uma visita por dia. No fim do ano passado, uma em cada nove horas gastas on-line foram em um site de rede social.
- Publicidade