Publicidade
Início Segurança News (Segurança) Pelo menos 18% dos internautas não fazem compras online com receio da...

Pelo menos 18% dos internautas não fazem compras online com receio da segurança

0
Publicidade

Segundo a empresa de segurança Avira, representada no Brasil pela  Nodes Tecnologia, divulgou nova consulta aos usuários, agora sobre segurança nas compras online e constatou que, apesar da grande maioria se sentir apta a realizar suas compras na rede mundial de computadores, pelo menos 20% deles ainda não fazem qualquer tipo de transação online. Quase 30% concluem seus carrinhos de compra mesmo com receio e 22% apenas informam seus dados em lojas conhecidas.

Veja os números da pesquisa realizada com 2.945 internautas, com base em alternativas propostas, à seguinte pergunta: Você se sente seguro ao realizar compras pela Internet? .

– 28.62%: Eu faço compras online, mas eu sempre temo que meus dados possam parar em mãos erradas;

– 22.51%: Eu confio somente em lojas online bem conhecidas ou em grandes marcas, como Amazon, iTuntes etc;

– 18.85%: Devido às preocupações com a segurança, eu não realizo compras online;

– 15.65%: Eu me sinto bem desde que o método de pagamento e de transação financeira sejam sempre seguros;

– 14.36%: Me sinto seguro porque fraudes envolvendo compras online não acontecem com frequência.

"Devido às contínuas violações de dados, ataques de phishing e vulnerabilidades de segurança, que são relatados quase todos os dias, os consumidores têm todo o direito de não se sentirem 100 por cento seguros quando fazem compras on-line", comenta Sorin Mustaca, especialista em segurança de dados da Avira.

O especialista recomenda que os consumidores prestem muita atenção em alguns procedimentos para não se tornarem vítimas dos cyber criminosos:

– Sempre verifique se a conexão à área de pagamentos da loja online começa com “https:” e se um pequeno cadeado fechado pode ser visto no lado esquerdo na parte inferior da página (no caso do Google Chrome) ou se o endereço (URL) está destacado na cor vermelha no Firefox e Internet Explorer. Se o navegador lhe dá algum aviso sobre o certificado de segurança do web site, então não faça qualquer transação. Saia do site imediatamente.

– Se você não conhece a loja virtual, mas deseja realizar uma compra a partir dela, sempre verifique a sua reputação perante o mercado. Busque por comentários de outros usuários nos mecanismos de pesquisa da Internet. Utilize: “ reputation”;

– Opte por métodos de pagamento que não requeiram pagamento total ou parte (entrada) adiantado. Se a loja oferece PayPal, PagSeguro UOL, por exemplo, opte por estas alternativas. Mas, se você verificou todos os itens de segurança e se sentir seguro quanto à reputação da loja, não há problemas em realizar pagamentos via cartões de crédito. Se ficar na dúvida, não o faça;

– Imprima os comprovantes e sempre verifique o extrato de seu cartão ou conta bancária para verificar se não ocorreu algum erro durante a compra e ela veio com cobrança multiplicada. Em caso de dúvida, entre em contato com o SAC da loja virtual.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile