Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Denúncias de uso ilegal de softwares no Brasil já ultrapassam volume registrado...

Denúncias de uso ilegal de softwares no Brasil já ultrapassam volume registrado em 2015

0
Publicidade

A BSA –  Software Alliance encerrou os dez primeiros meses do ano com 9.820 denúncias relacionadas ao uso de softwares piratas ou não licenciados no Brasil. O volume já ultrapassa o total computado para todo 2015, de 9700 denúncias, quando a instituição fortaleceu a campanha “Pensando Bem”, que procura conscientizar a população, sobretudo as empresas, sobre os riscos relacionados ao uso de software pirata.  A campanha, alerta para o fato de que a pirataria no setor é crime, causa muitos prejuízos e a responsabilidade por seu combate deve ser compartilhada.

“O uso de softwares piratas abre margem para os ataques cibernéticos, uma prática que acarretou às empresas, somente em 2015, um prejuízo de U$ 400 bilhões. Ou seja, é algo que faz muito mal à economia global”, diz Antonio Eduardo Mendes da Silva (Pitanga), country manager da BSA para o Brasil.

Segundo o levantamento da BSA, nos últimos 12 meses a instituição registrou 12.480 denúncias, o que significa uma média de mais de 1000 relatos por mês. “Nem todas as denúncias procedem, mas de certo é um volume considerável, e nós atribuímos essa mobilização à campanha Pensando Bem e à disseminação de informações às empresas sobre como estabelecer um programa efetivo de gestão de ativos de software (SAM – Software Asset Management), capaz de minimizar os riscos econômicos e de reputação advindos da pirataria”, diz Pitanga.

A edição de 2016 da pesquisa da BSA sobre uso irregular de softwares em todo o mundo mostra que, no Brasil, o percentual de softwares não licenciados é de 47%.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile