Publicidade
Início Blogueria Sua empresa aproveita o máximo da digitalização?

Sua empresa aproveita o máximo da digitalização?

1
Publicidade

Com tantas rápidas mudanças no mercado, inovação e transformação digital são termos bastante comentados. Cada vez mais, as empresas procuram formas para se reinventarem. Otimizar processos e encontrar as maneiras mais eficientes para atingir as metas são verdadeiros desafios para as organizações nesse cenário de constantes alterações.

Apesar de tantos comentários e movimentos, ainda são poucas as companhias que levam o discurso para a prática. Todos querem participar da onda de transformação digital, mas poucos conhecem, de fato, o potencial dessa tendência – até por terem muitos dos processos pouco automatizados. A digitalização de documentos, por exemplo, é algo que faz parte do dia a dia de diferentes departamentos. Mas, esse processo é feito de forma eficiente? Como utilizar a tecnologia a favor do negócio de verdade? Com processos simplificados e resultados positivos em menos tempo?

Segundo a PwC, o índice de digitalização no Brasil é de 9%, com estimativa de que até 2020, esse percentual salte para 72%. O crescimento será bastante expressivo e as soluções escolhidas pelas companhias para este fim são as mais diversas: scanners, multifuncionais ou até mesmo smartphones. A solução ideal para o negócio, na verdade, depende do momento da companhia e dos objetivos de negócios atrelados à essa digitalização. É preciso colocar na balança, também, questões como tempo, investimento e qualidade do produto final.

É claro que o legado do papel continua em muitos setores. Mas, empresas de diferentes áreas, como saúde, finanças, educação e jurídica já conseguem se destacar por adotarem softwares capazes de agilizar os processos de digitalização para autenticação e aprovação automática dos documentos. E vão além: adquirem soluções que auxiliam na estruturação dos dados de forma automática. Tudo isso sem comprometer a qualidade e a segurança da informação.

Algumas companhias utilizam multifuncionais e não percebem o potencial de otimização de todos os procedimentos de digitalização que poderiam alcançar com o uso de um scanner, por exemplo. As multifuncionais são ideais para impressões, cópias e digitalização de documentos básicos do dia-a-dia, porém podem apresentar limitações para gestão de dados e digitalização em grandes quantidades. Nesse caso, é recomendado, estruturar todo um processo digital, com soluções específicas para captura e gestão dos documentos e é aí que entra a escolha pelo scanner. Esses equipamentos economizam muito tempo e, por consequência, aumentam a produtividade dos funcionários – que passam menos tempo dedicados à estruturação dos dados digitalizados e focam maior esforço em ações estratégicas.

São muitas as etapas nesse longo caminho da digitalização dentro das empresas. A captura de imagem é só o início de todo o processo – digitalizar é aproveitar todo o poder da conectividade para estruturar dados de maneira inteligente e estratégica onde o material, o tempo demandado, mão de obra e, consequentemente, os resultados serão otimizados. Com a digitalização e seus múltiplos recursos para melhoria de qualidade e reconhecimento de caracteres (OCR), a correta estruturação do fluxo de informações (workflow) e respectivo armazenamento (storage) e busca (tracking), as empresas alcançam um alto nível governança de todos os seus dados.

No fundo, a mensagem é única: antes de transformar seus negócios com ajuda da digitalização e estruturação de informações é preciso dar um passo atrás e entender, realmente, quais os objetivos da sua empresa e o que ela quer entregar, de valor, ao cliente final. Se sua intenção for oferecer soluções completas e de impacto para os usuários, repense o modo como aproveita a digitalização dentro da companhia.

Não devemos apenas procurar uma alternativa, mas, sim, buscar soluções que se complementem e juntas, aprimorem os processos, valorizando e favorecendo o negócio.  Escolher os equipamentos mais adequados é o começo. Opte pela qualidade em detrimento da competição por preço.

Marcelo Freitas Gomes, diretor de scanners da Fujitsu no Brasil.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile