Publicidade
Início Blogueria Black Friday turbinada. Seu atendimento está preparado?

Black Friday turbinada. Seu atendimento está preparado?

0
Publicidade

A poucos dias para a maior temporada de promoções do ano, as marcas estão ansiosas para gerar o resultado que não tiveram nos últimos meses, por conta da pandemia. Para as empresas, é uma grande oportunidade de promover vendas, liquidar estoques e obter o então esperado resultado financeiro. A Black Friday é um evento do comércio mundial ao qual cada vez mais setores diferentes passam a aderir. Além disso, o consumidor também tem se programado e aproveitado mais a chance de adiantar as compras de fim de ano, gastando menos, fator que tem favorecido os negócios no período. Mas lanço a pergunta: o atendimento da sua empresa está preparado para travar essa batalha?

Já se passaram 10 anos desde a primeira edição no Brasil, época em que apenas as empresas aéreas e grandes e-commerces participavam. Mas atualmente não temos mais um limite de marcas a adotar o evento, podendo contabilizar nessa lista empresas de eventos online, cursos, restaurantes entre outros setores. E todas estas áreas têm feito ofertas cada vez mais atrativas e buscado melhorar a experiência de compra do cliente. E é exatamente este ponto que vai turbinar o varejo físico e online, e conquistar o resultado “atrasado” de 2020.

Todo o mercado enfrentará a dificuldade extra de atender pessoas presencialmente respeitando o distanciamento social, e com isso o digital ganhou mais força. Junto com a necessidade de ampliar a presença virtual, o ano de 2020 têm intensificado a inclusão digital de pessoas que não realizavam compras online e agora já estão habituadas a fazer compras, o que gera uma demanda ainda maior para a Black Friday nesse formato.

Com este cenário, a busca por otimizar o atendimento aos clientes de diferentes níveis de conhecimento, inclusive para fidelizá-los, aumentou, e isso levou também ao movimento natural do crescimento de bots. Mas vale lembrar que a linguagem utilizada nesses robôs faz toda a diferença na participação contínua dos usuários. Por aqui, nós utilizamos uma NLP (Processamento de linguagem natural), e uma estrutura robusta de árvore de decisão para facilitar o fluxo de conversa.

Seja na oferta de um produto ou serviço, na comunicação com o possível cliente, tirando dúvidas, coletando informações, ou transmitindo informações sobre pedidos, as marcas podem usar e abusar da tecnologia para criar uma experiência memorável na jornada de compra do consumidor. Essas e outras usabilidades estão disponíveis e podem ser personalizadas em um curto espaço de tempo, para o bot ser capaz de responder.

A minha dica para que sua loja, seja física ou virtual, esteja preparada para uma black friday ainda mais digital, e que suporte a demanda e tenha capacidade de atender todos os clientes ao mesmo tempo, sem impacto nas vendas ou no relacionamento com o cliente por limitações da empresa é, pense muito bem na sua  infraestrutura tecnológica e busque parceiros estratégicos para garantir efetividade. Disponibilize canais alternativos para compras, capture leads, prepare os canais para a audiência, tenha um canal que suporte a alta demanda, e use os vendedores como canais alternativos.

Dito isso, só me resta desejar boas vendas, o ano ainda não acabou e você tem a chance de criar bons negócios, sobretudo se estiver atento ao que o mercado tem a te oferecer para escalar sua empresa. No entanto, vamos à luta!.

Marcia Asano, COO da WAVY Global.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile