Nova plataforma avisa se sites são tentativas de golpe

0
152

A poucos dias da tão esperada Black Friday 2020, que promete ser a mais digital da história, a Axur, especializada em monitoramento e reação a fraudes digitais, lança o PossoConfiar.com.br, plataforma gratuita que permite ao usuário identificar em segundos se o site no qual ele está comprando é seguro ou fraudulento.

A tecnologia da Axur torna possível a classificação rápida dos sites perigosos, usando algoritmos que foram treinados com todos os tipos de fraudes digitais ao longo dos últimos 5 anos. A base de dados do site possui mais de 1 milhão de páginas cadastradas e é atualizada sempre que um novo site falso é identificado pela empresa.

O PossoConfiar.com.br é bem simples e de fácil usabilidade. O usuário tem apenas que digitar o endereço da página que quer analisar no espaço indicado e o site retornará com uma das três respostas: Verde, se o site for confiável; Amarelo, quando o resultado for incerto, direcionando esse link para uma análise mais profunda dos especialistas da Axur; e Vermelho, indicando que a página é falsa e o usuário não deve confiar. A ferramenta também permite que os usuários compartilhem o resultado da análise e alertem outras pessoas sobre sites falsos.

Essa é mais uma iniciativa da empresa focada em tornar a internet um local seguro para todos os usuários.

Segundo o recém lançado Relatório de Atividade Criminosa Online no Brasil, divulgado também pela Axur, somente entre 1º de julho a 30 de setembro de 2020 foram identificadas 10.517 campanhas de phishing (fraude que captura dados de senha e cartão de crédito ao se passar por uma marca já conhecida) no Brasil. Destes, 54% miravam só o e-commerce (ultrapassando setores como o financeiro), o que costuma aumentar ainda mais em novembro devido à Black Friday e às festas de final de ano.

Deixe seu comentário